PUBLICIDADE

Embaixada pede a brasileiros no Irã que estoquem alimentos e água após ataques

O adido militar do Brasil, coronel Pedro Ivo de Almeida Silva, tentou tranquilizar os cidadãos e disse que ocorreram apenas "ataques pontuais"

19 abr 2024 - 08h45
(atualizado às 08h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, informou à CNN que está mantendo contato com os brasileiros após ataques de Israel ao Irã nas primeiras horas desta sexta-feira (19), data de aniversário do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, que completa 85 anos.

Mapa mostra local dos ataques de Israel no Irã
Mapa mostra local dos ataques de Israel no Irã
Foto: Reprodução/Agências Internacionais / Perfil Brasil

Em mensagem ao grupo de WhatsApp de brasileiros, o adido militar do Brasil, coronel Pedro Ivo de Almeida Silva, tentou tranquilizar os cidadãos e disse que o que ocorreu foram "ataques pontuais". A avaliação preliminar é que "o risco de efeitos colaterais para a população é muito baixo".

Brasileiros no Irã devem estocar alimentos e água

Apesar disso, ele recomendou que se faça estoque de água e alimentos. A comunidade brasileira tem entre 150 e 180 pessoas.

"Oriento que façam um estoque de alimentos, água e baterias (pilhas) para recarregar celulares e lanternas caso ocorra corte de energia nas cidades próximas a vocês", diz a mensagem.

À CNN, o embaixador disse que ainda estão avaliando os danos dos ataques. "Os brasileiros estão sendo informados. E nós estamos avaliando. Ontem nosso adido de Defesa nos alertou sobre as possibilidades de ataques nesses lugares. Cabe agora ver quais foram os danos", disse o embaixador Eduardo Gradilone.

De acordo com o diplomata, o adido militar do Brasil já havia informado sobre a possibilidade de uma reação israelense até o dia 22, quando se celebra a Páscoa judaica.

Israel lançou um ataque contra o Irã, informou a imprensa dos Estados Unidos (EUA), na noite desta quinta-feira (18) e madrugada de sexta-feira (19), citando um oficial dos Estados Unidos, segundo o jornal The New York Times.
Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade