Em bate-volta, Victor Hespanha se torna o 2º brasileiro a ir ao espaço
Missão da empresa de Bezos atingiu altitude de aproximadamente 100 km e voltou a Terra aparada por paraquedas
O mineiro Victor Hespanha, 28, fez um bate-volta de 10 minutos ao espaço na manhã deste sábado, 4, e se tornou o segundo brasileiro a sair da Terra e o primeiro turista espacial do país. Ele participou do quinto voo tripulado da Blue Origin, empresa de turismo espacial fundada pelo bilionário Jeff Bezos.
Classificado como suborbital, decolou por volta das 10h28 no Texas (EUA). Em uma trajetória curvada, a capsula lançada pelo foguete alcançou 3.604 km/h e altitude de cerca de 100 km, depois caiu em queda livre de volta à Terra. O pouso, que ocorreu cerca de 10h38, contou com a ajuda de paraquedas. Esse processo de retorno possibilita aos passageiros a sensação de gravidade zero.
Além de Hespanha, também participaram da experiência os empresários Evan Dick e Hamish Harding, a mexicana Katya Echazarreta e os investidores Jaison Robinson e Victor Vescovo.
Inicialmente, a viagem estava marcada para 20 de maio, mas ela foi adiada após a empresa detectar falhas em sistemas de segurança.
O mineiro viajou ao espaço 16 anos após o ex-ministro e astronauta Marcos Pontes. Porém, ao contrário de Pontes, Hespanha não precisou de especialização técnica ou científica para se preparar para a empreitada.
Ele também não precisou desembolsar milhões de dólares e nem entrar em uma fila para fazer o voo, como fizeram empresários e celebridades. Ele investiu cerca de R$ 12 mil em NFTs, criptoativos colecionáveis, e foi sorteado para a viagem pela Crypto Space Agency (CSA).
Preparativos compartilhados
Hespanha compartilhou todos os preparativos para o voo em seu perfil no Instagram e não escondeu a emoção. "Animadíssimo. Sei que sou um pedacinho do Brasil aqui", disse ele com a voz embargada um pouco antes da decolagem.