PUBLICIDADE

Lula: Marina está “chateada” porque não foi minha escolhida

Ex-presidente comentou choro de Marina Silva e disse que candidata do PSB, que foi ministra de seu governo, gostaria de ter sido indicada por ele como sua sucessora na Presidência

13 set 2014 - 14h33
(atualizado às 15h27)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-presidente Lula participa de ato da campanha de Alexandre Padilha (PT) ao governo de São Paulo
O ex-presidente Lula participa de ato da campanha de Alexandre Padilha (PT) ao governo de São Paulo
Foto: Débora Melo / Terra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou neste sábado as declarações de Marina Silva, candidata do PSB ao Palácio do Planalto, que chorou ao comentar os ataques que tem sofrido do PT, partido ao qual foi filiada de 1985 a 2009.

Segundo Lula, Marina está “chateada” porque não foi escolhida por ele para ser sua sucessora na corrida presidencial de 2010. Marina, que foi ministra do Meio Ambiente de Lula, pediu demissão do governo em 2008. Em 2010, quem disputou a sucessão presidencial pelo PT foi a atual presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff.

“Se a companheira está chateada porque eu não escolhi ela, paciência. Agora, não vá chorar na imprensa dizendo que eu falei mal, porque eu nunca falei o nome dela em nenhum comício, a não ser aqui hoje", disse Lula durante ato político da campanha de Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de São Paulo, em Sapopemba, na zona leste de São Paulo.

Lula acusou Marina de dizer "inverdades" e disse que ela é quem deve se explicar. "A dona Marina não precisa contar inverdades ao meu respeito para chorar. Chore por outra coisa que ela quiser chorar", disse. "Nunca falei mal da dona Marina e vou morrer sem falar mal da dona Marina. Ela é que tem que se explicar, porque ela nasceu, cresceu, ganhou todos os cargos no PT e falou mal do PT. Não sou eu que tenho que me explicar", concluiu.

Segundo reportagem publicada neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo, Marina chorou ao comentar os ataques que tem sofrido do PT e se disse injustiçada. Ela lembrou o que aconteceu com Lula em 1989, quando ele disputou a Presidência e perdeu para Fernando Collor de Mello, e chegou a se comparar ao petista. “Sofri muito com as mentiras que o Collor dizia naquela época contra o Lula. A gente fazia de tudo para explicar que não era assim. Me vejo fazendo a mesma coisa agora”, disse Marina. Depois que virou uma ameaça à reeleição de Dilma, Marina tem sido alvo de ataques da campanha petista, que afirma que ela é sustentada por banqueiros.

Em Sapopemba, Lula explicou porque, “entre tantos companheiros”, escolheu Dilma como sua candidata. “Muita gente dizia: ‘ela não entende de política, ela nunca foi vereadora, nunca foi deputada, nunca foi prefeita’. E eu dizia: ‘ela aprende, uma pessoa que estudou o tanto que ela estudou tem que aprender’. E a bichicha é inteligente. Ela aprendeu, e aprendeu muito”, afirmou.

Lula ainda lembrou o episódio do pedido de demissão de Marina. “É importante lembrar que a Marina pediu demissão. Eu não deixei ela sair. Ela foi ministra até quando ela quis ser ministra”, afirmou Lula, que ainda alfinetou: “Um verdadeiro líder não muda de partido toda hora, não muda de opinião. Um verdadeiro líder evolui.”

Coligações e tempo de TV Coligações e tempo de TV

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade