PUBLICIDADE

Vestibular Unesp 2024: confira dicas de professores para 2ª fase

Aprovados para a 2ª fase do Vestibular 2024 da Unesp farão provas no próximo domingo e segunda-feira, 10 e 11. Professores dão dicas para as provas.

7 dez 2023 - 00h17
Compartilhar
Exibir comentários

O vestibular da Unesp é considerado o mais clássico e abrangente entre as universidades estaduais paulistas. Essa definição é de João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.

Foto: Brasil Escola

Os candidatos aprovados para a 2ª fase do Vestibular 2024 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) farão provas no próximo domingo e segunda-feira, 10 e 11 de dezembro. 

O coordenador comenta que as provas do Vestibular da Unesp são conteudistas e interdisciplinares, com questões tradicionais, que também abordam assuntos da atualidade.

"Os candidatos devem se preparar para responder perguntas que cobram temas clássicos das disciplinas, apresentados de forma criativa e inovadora. Além disso, os estudantes precisam realizar uma leitura atenta dos enunciados e se preparar para interpretar diversos tipos de materiais de apoio, como gráficos, tabelas, imagens e mapas"

Dicas para as provas da Unesp 2024

Uma das dicas para as provas da Unesp 2024 é do professor de geografia do colégio e curso Oficina do Estudante, Daniel Simões. O profissional acredita que o teste da sua disciplina deve ter a maior carga de questões envolvendo geopolítica.

Simões comenta que três temas também podem aparecer na prova de geografia da Unesp:

 - Urbanização: tudo relacionado a esse tema. Principalmente, em países emergentes, que se deu de forma desordenada e gerou consequências como congestionamento, enchentes, problemas de moradia, deslizamentos, etc.

- População Mundial: o fato de ela estar em transição demográfica, se encaminhando para a estabilidade e a tendência de envelhecimento populacional em cada país, além de cobrar as consequências disso no sistema de previdência e na saúde.

- Agropecuária: tanto para identificar circuitos agrícolas brasileiros quanto para falar sobre problemas ambientais ligados à agricultura, como conflitos de terra e, também, porque o agronegócio tem um peso muito forte, economicamente, para o Brasil.

"Indígenas, parques nacionais, reservas ambientais e extrativistas, atividades de mineração e, também, outras atividades econômicas que tenham algum impacto na região, desmatamento e fronteira agrícola podem ser questionados nas três provas"

Daniel Simões

Outros professores do Oficina do Estudante dão mais dicas para as provas da 2ª fase do Vestibular 2024 da Unesp:

  • Na prova de gramática, podem cair pronomes relativos: função sintática e coesão; e também, análise sintática;

  • Na prova de humanidades, podem aparecer comparações entre textos e costuma ter questões sobre Karl Marx, Teoria Crítica (Escola de Frankfurt), Iluminismo, Filosofia Política Moderna e a debater religião x ciência.

  • Na Unesp, não há lista de leituras obrigatórias, portanto, a atenção especial deve ser dada aos gêneros curtos, como poesia lírica, conto e crônica.

  • Na prova de história, a Unesp talvez aborde a Era Vargas e a Ditadura Militar

  • As provas, tradicionalmente, relacionam as questões de língua estrangeira com Ciências Humanas, por exemplo, história do movimento negro norte americano e feminismo.

Como é a 2ª fase do Vestibular 2024 da Unesp?

A 2ª fase do Vestibular 2024 da Unesp é realizada em dois dias. Veja abaixo a distribuição das questões:

10/12

  • 24 questões dissertativas das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Matemática e suas tecnologias.

11/12

  • 12 questões dissertativas de Linguagens e suas tecnologias;

  • Redação dissertativo-argumentativa.

Resultado e vagas Unesp 2024

O resultado do Vestibular 2024 da Unesp deve sair no dia 31 de janeiro de 2024.

Os candidatos concorrem a 6.596 vagas em cursos ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo. 

A Unesp reserva vagas dos cursos de graduação para estudantes que estudaram na rede pública de ensino. Há oportunidades específicas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. 

Veja abaixo os 3 cursos mais procurados do Vestibular 2024 da Unesp:

  1. Medicina em Botucatu:  267,8 c/v

  2. Psicologia - integral -, em Bauru (50,2);

  3. Ciência da Computação, em Bauru (41,0).

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato da Unesp 2024.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade