UnB: quase 25 mil candidatos disputam vagas em 96 cursos
A Universidade de Brasília (UnB) recebeu um total de 24.977 inscritos, dos quais 14.858 se inscreveram pelo Sistema Universal, 6.774 pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas e 3.009 pelo Sistema de Cota para Negros, no vestibular. Os candidatos vão concorrer a um total de 2.092 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2013, em 96 cursos dos quatro campi da Universidade. Do total de inscritos, 336 estudantes se inscreveram como treineiros, que fazem as provas, recebem o boletim de desempenho individual, mas não concorrem às vagas.
As provas do 1º Vestibular de 2013, que começam hoje, têm início às 13h. A aplicação ocorrerá no Distrito Federal, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, e também nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Serão aplicadas provas de conhecimentos abrangendo os objetos de conhecimento disponibilizados. Neste sábado, serão aplicadas as provas de Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia e Redação. Amanhã, último dia, será a vez de Biologia, Física, Química e Matemática. Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados a partir das 19 horas da data provável de 16 de janeiro de 2013.
O Sistema Universal oferece 1.366 vagas, sendo que a maior demanda é para o curso de Medicina, para o qual há 121,09 candidatos por vaga. A segunda maior demanda do Sistema é para o curso de Engenharia Civil, com 42,92 candidatos por vaga. Pelo Sistema de Cotas para Negros, que oferece 421 vagas, a maior demanda também é para o curso de Medicina, com 77,25 inscritos por vaga. Os outros dois cursos com maior demanda por este Sistema são Engenharia Civil (28,25) e Direito (26,50), todos do campus Darcy Ribeiro.
No Sistema de Cotas para Escolas Públicas, estão inscritos estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Eles puderam se inscrever, ainda, como membro de família de baixa renda e/ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para esse sistema, a UnB reservou 305 vagas.
Há ainda 124 vagas em 95 cursos para candidatos desse Sistema com renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita e que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas. A maior demanda entre eles é para o curso de Medicina, com 107 candidatos por vaga. Além disso, foram oferecidas cinco vagas em três cursos aos candidatos com renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita que não se declararam pretos, pardos ou indígenas. Entre esses, a demanda é a mais alta para o curso de Engenharia do campus do Gama (28,67).
Com informações da UnB Agência
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.