UFMG libera relação candidato/vaga; Medicina é o mais disputado
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já disponibiliza, no site da Comissão Permanente do Vestibular (www.ufmg.br/copeve), a lista da relação candidato/vaga do vestibular UFMG 2011. Os cinco cursos mais disputados foram Medicina com 17.290 candidatos e 54,03 candidatos/vaga; Engenharia Química, com 1.517 candidatos e 25,28 candidatos/vaga; Direito (diurno) com 4.004 candidatos e 20,02 candidatos/vaga; Comunicação Social (Publicidade) com 794 candidatos e 19,85 candidatos/vaga e Engenharia Civil, com 3.936 candidatos e 19,68 candidatos/vaga. O curso de Medicina teve, no ano passado, 34,54 candidatos/vaga.
No total foram 70.113 inscritos para as 6.640 vagas disponíveis em 75 opções de cursos. O último vestibular teve 63.959 candidatos, o que significa que houve este ano um aumento médio de 10% no número de inscritos.
Em Montes Claros, os cursos mais disputados foram Agronomia, com 5,58 candidatos/vaga; Engenharia Agrícola e Ambiental com 5,50 candidatos/vaga; Administração com 5,33 candidatos/vaga; Engenharia Florestal com 4,93 candidatos/vaga e Zootecnia com 2,83.
Como definido pelo Conselho Universitário em maio, a UFMG utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do vestibular para ingresso em 2011. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro e as provas da segunda etapa do Vestibular UFMG serão realizadas em Belo Horizonte e Montes Claros, de 23 a 29 de janeiro de 2011.
Provas de matemática
As provas específicas da segunda etapa terão novidades. Serão duas provas diferentes de matemática que, segundo a pró-reitora de Graduação, professora Antônia Vitória Aranha, terão nível de ¿profundidade¿ diferenciado de acordo com cada curso. A prova de matemática A será para o curso de Gestão Pública (curso oferecido em Belo Horizonte) e Administração (curso oferecido em Montes Claros).
A prova de matemática B será aplicada para os demais cursos que têm esta disciplina na segunda etapa: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Física, Geologia, Química, Química Tecnológica, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Matemática, Matemática Computacional, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria e Finanças, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação, todos em Belo Horizonte. Os candidatos ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em Montes Claros, também fazem a prova de matemática B.
A leitura dos livros indicados anteriormente para o vestibular continua valendo para candidatos aos cursos de Letras, Comunicação Social, Teatro e Dança. A pró-reitora lembra que não haverá redação na segunda etapa, pois será utilizada a nota da redação do Enem.
Educação do Campo e Indígena
Para a Licenciatura em Educação do Campo a seleção será feita exclusivamente através do Enem e os candidatos devem se inscrever também na UFMG, no período de 27 de setembro a 8 de outubro, pelo site www.ufmg.br/copeve. A taxa de inscrição é de R$ 15.
O curso de Licenciatura em Educação do Campo habilita professores para atuar nos últimos quatro anos do Ensino Fundamental e Médio, na área de Ciências Sociais e Humanidades, em escolas que atendem as populações do campo. O candidato deve comprovar, através de documentação descrita no item II.9 do edital, vínculo com o espaço sócio-territorial do campo.
As inscrições para o vestibular do Curso de Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas também deverão ser feitas no mesmo período. Os candidatos não precisam fazer as provas do Enem e devem atentar para a documentação específica, no item II.9 do edital. As provas específicas abertas serão realizadas no dia 21 de novembro de 2010, às 14 horas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones da Copeve (31) 3409-6700, 3409-4408 e 3409-4409, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.