vc repórter: contêiner funciona como escola móvel em Blumenau
Um contêiner instalado na Associação de Moradores da rua São Bernardo, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau (SC), funciona como uma escola móvel que oferece atividades recreativas e gratuitas para crianças a partir dos seis anos de idade. A iniciativa é de um grupo de empresários da região.
"Com a tragédia das chuvas em 2008 eu percebi que a maioria das crianças não tinha acesso à literatura e a brinquedos educativos", afirma José Elves Morastoni, criador do projeto. Após a constatação, José promoveu um jantar com clientes e amigos empresários para pedir apoio e falar sobre a ideia de criar a escola móvel.
A ação deu certo. A primeira escola, no bairro Itoupava Norte, foi inaugurada oficialmente na noite desta terça-feira (30) com a presença de 180 pessoas. "Já estamos preparando a segunda unidade. Nosso objetivo é levar conhecimento através de aulas de violão, flauta, inglês, xadrez e, principalmente, da leitura", afirma Morastoni.
Além dos brinquedos e jogos educativos, o contêiner abriga mais de mil livros. O projeto já conta com professores voluntários, mas ainda é possível colaborar. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (47) 3222-0616. José ressalta que o interesse e a colaboração da comunidade são importantes.
O horário de funcionamento do local será definido quando a escala dos voluntários for fechada. "A ideia é que o espaço fique aberto o maior tempo possível, especialmente aos finais de semana e no período de férias escolares", diz Morastoni. O projeto é ligado à Ação Social Amigos do Saber (Asas).
O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.