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O discurso e a prática na Educação; leia análise

O professor vocacionado tem, antes de tudo, consciência da sua importância, orgulho do seu trabalho, e encontra nos estudantes a motivação intrínseca que o leva a superar os tantos obstáculos que a realidade brasileira impõe

15 out 2021 - 17h01
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Em muitas ocupações na economia moderna são comuns as queixas de profissionais que sofrem pela ausência de um propósito maior no seu trabalho. A docência não é uma delas. O professor vocacionado tem, antes de tudo, consciência da sua importância, orgulho do seu trabalho, e encontra na sua interação com seus estudantes a motivação intrínseca que o leva a superar os tantos obstáculos que a realidade brasileira impõe.

Apesar disso, no Brasil temos uma dívida secular com nossos professores. A maior parte deles se forma em cursos de educação a distância, muitos de qualidade discutível e pouca conexão com a prática de sala de aula. Nas carreiras públicas, faltam oportunidades e incentivos para o seu desenvolvimento profissional, bem como acolhimento para as questões de saúde física e mental.

Felizmente, há luzes apontando o caminho. Demos o primeiro passo para a garantia de qualidade docente com a aprovação, pelo Conselho Nacional de Educação, da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores. Reestruturar as carreiras públicas nos Estados e municípios, criando incentivos para o constante desenvolvimento profissional e oferecendo apoio e formação continuada de qualidade, deve ser outra prioridade absoluta.

Por fim, a carreira docente precisa ser atrativa para os jovens, o que passa por questões materiais, sem dúvida - o salário médio do professor no Brasil está mais distante das demais profissões de formação superior do que em outros países -, mas também simbólicas. Professores não deveriam ser vistos nem como "coitadinhos", nem como supostos "doutrinadores ideológicos", e sim como profissionais - e como tais, merecedores do nosso respeito, reconhecimento e valorização. No discurso e, principalmente, na prática.

*DIRETOR DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA FUNDAÇÃO LEMANN

Estadão
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