PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Muita festa, emoção dos pais e até cabelos raspados: estudantes comemoram aprovação na USP

A Fuvest, que seleciona estudantes para a USP, divulgou o resultado do vestibular nesta segunda-feira, 22

22 jan 2024 - 17h45
(atualizado às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Vários estudantes se reuniram nesta segunda-feira, 22, para comemorar a aprovação na Universidade de São Paulo (USP). A festa em um colégio em São Paulo teve muitos abraços, pais emocionados e até estudantes raspando os cabelos.
Mariana, Isis e Leandro foram aprovados no vestibular 2024 da Fuvest, que seleciona estudantes para a USP
Mariana, Isis e Leandro foram aprovados no vestibular 2024 da Fuvest, que seleciona estudantes para a USP
Foto: Marcela Coelho/Terra

O início da manhã desta segunda-feira, 22, foi marcado por muita ansiedade entre os estudantes que aguardavam o resultado da Fuvest 2024, vestibular que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP). Pouco antes das 8h, horário previsto para a divulgação do resultado, a lista foi liberada e milhares de estudantes comemoraram ao ver o nome entre os aprovados. 

No Curso e Colégio Objetivo, na Avenida Paulista, em São Paulo, vários alunos se reuniram para celebrar a tão sonhada aprovação em uma das melhores universidades do Brasil. A festa preparada para recepcionar os aprovados teve muitos abraços de alegria, sentimento de alívio, pais emocionados e até estudantes raspando o cabelo, ritual comum entre os calouros.

Leandro Serache, de 22 anos, é um dos estudantes que passou na USP e decidiu raspar os cabelos para o início desta nova etapa da vida: "Deixei [rasparem] para ficar na memória", conta ao Terra.

Essa foi a primeira vez que ele prestou o vestibular e já foi aprovado no curso de Geografia. "Eu estava muito nervoso. Quando vi o meu nome na lista, fiquei muito feliz, saí pulando, tirou um peso de mim", diz Serache.

Outra estudante aprovada na USP é Isis Ferreira Leopoldo, de 17 anos. Ela, que acabou de ser formar no Ensino Médio, conquistou uma vaga em Economia. Isis ficou sabendo do resultado por um amigo, enquanto ainda estava em casa.

"Eu recebi uma mensagem de um amigo falando que eu tinha passado. Eu entrei desesperada no site para ver. Na hora, eu fiquei paralisada, mas de felicidade", afirma.

Isis prestou outros vestibulares e aguarda o resultado, mas afirma que pretende se matricular na USP, que sempre foi sua primeira opção de universidade. Segundo a jovem, que estudou com bolsa de estudos no colégio, ela começou a se preparar para encarar a prova desde o primeiro ano do ensino médio. 

"Todo mundo falava que era difícil, então eu já comecei por conta própria. Eu fazia basicamente simulados no primeiro e no segundo ano. Já no terceiro ano do ensino médio, eu estudava das 7h às 19h. Bastante tempo, porque fiquei com medo de não passar. No primeiro semestre, eu estudava pela manhã e depois ficava na sala de estudos à tarde resolvendo exercícios. A partir do segundo semestre, eu passei a fazer cursinho também", relata Isis sobre a sua rotina de estudos.

Mateus Silva de Araújo, de 17 anos, também compareceu à festa para celebrar a aprovação no curso de Engenharia Elétrica com os amigos. Ele foi acompanhado da mãe, Betania Marciana Silva de Araújo, que estava muito emocionada e orgulhosa com a conquista do filho.

"Nós estávamos muito nervosos para saber o resultado. Lá em casa, demos muita força para ele, mas ficamos com o pé no chão. Era a primeira tentativa dele, então tentamos passar tranquilidade, mas o meu coração estava apertado. É muito orgulho, é uma grande conquista mesmo", diz Betania.

Outra mãe que esteve presente na comemoração foi Andrealis Martins Bueno. O filho dela, Leonardo Martins Bueno Ferraro Galvão, de 18 anos, foi aprovado no curso de Engenharia Civil. Para ela, foi uma "felicidade indescritível" ver o nome do filho na lista da USP. "Ele sempre estudou muito, é o orgulho da família", acrescenta.

A estudante Mariana Santana de Miranda Alves, de 18 anos, passou em um dos cursos mais concorridos da universidade: Psicologia, em São Paulo. Nesta edição do vestibular, o curso teve mais de 3 mil inscritos para 51 vagas. A relação candidato/vaga ficou em 62,6. "Quando vi que passei, comecei a chorar e gritei a minha mãe, que começou a chorar também", lembra.

Ela se formou no ensino médio no ano passado e conta que a rotina de estudos foi bastante intensa. Além do colégio pela manhã, Mariana fez um curso preparatório para o vestibular no período da tarde de terça-feira e quinta-feira e aos sábados. Para quem sonha em passar na USP, a dica dela é se dedicar aos estudos e confiar na preparação.

"A minha família sempre falou que conhecimento é uma coisa que ninguém te tira. Sempre procurei estudar muito. Quem está fazendo vestibular vai sentir muito medo e insegurança. Mas confia no que você estudou e procura se cercar de pessoas que te apoie. Se permita sair também de vez em quando para dar uma desestressada. Vai ter medo, vai ter insegurança, mas continua porque no fim vale a pena."

USP e Unicamp mantêm na liderança do em ranking universitário USP e Unicamp mantêm na liderança do em ranking universitário

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade