PUBLICIDADE

Inscrições para o Sisu 2024 estão abertas; saiba como fazer

Mais de 264 mil vagas em cursos superiores são oferecidas para estudantes que fizeram o Enem 2023. Prazo encerra no dia 25 de janeiro

22 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
As inscrições para o Sisu começam em 22/01 e vão até 25/01. São 264,360 vagas em 127 instituições públicas disponíveis. A inscrição é online gratuita. Este ano, haverá apenas uma edição para 1º e 2º semestre. As notas de corte estarão disponíveis a partir de 23/01. Já o resultado sai em 30/01.
Enem
Enem
Foto: Reprodução/Getty Images

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas. O prazo vai desta segunda-feira, 22, até 23h59 do dia 25 de janeiro. Os estudantes que participaram do Enem 2023 vão poder usar suas notas, cujo resultado saiu na última semana, para conquistar uma das 264 mil vagas de graduação em instituições e universidades públicas do País.

A inscrição do Sisu é gratuita e deve ser feita pela internet. Diferente dos anos anteriores, em 2024, o processo terá apenas uma edição, entre outras mudanças. Saiba quais!

Quem pode se inscrever?

Só podem participar estudantes que terminaram o ensino médio, fizeram o Enem 2023 e não zeraram a redação.

Como se inscrever

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do Sisu e clicar no ícone de “fazer inscrição”. Na próxima tela, clique em “Entrar com Gov.br. Caso não tenha, crie a sua conta. Quando o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No momento da inscrição, o candidato deve preencher um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolher até duas opções de cursos dentre as ofertas de acordo com cada processo seletivo do Sisu.

Lembrando: é possível alterar as opções de curso, mas apenas durante o período em que as inscrições estejam abertas. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

De acordo com o Ministério da Educação, as vagas disponíveis são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas e, ainda, conforme as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição.

Vagas

No total, são 264.360 vagas em 127 instituições públicas de ensino superior. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a que apresenta mais vagas dentro das instituições com 9.240 oportunidades.

Apesar de 45% das vagas estarem localizadas na região Nordeste, o Estado com mais oportunidades é o de Minas Gerais, com 33.744 em 2024 - que equivalem a 12,8% do total disponível no País.

Mudanças

A edição do Sisu deste ano sofreu algumas mudanças. Assim como mencionado anteriormente, pela primeira vez, o programa acontecerá apenas uma vez ao ano, porém, irá oferecer vagas para o segundo semestre da seguinte forma:

A seleção dos candidatos ao primeiro ou segundo semestre ocorrerá seguindo a própria classificação das notas: não é possível o participante escolher em qual semestre deseja concorrer.

As universidades oferecem, simultaneamente, vagas em cursos cujo início das aulas é no primeiro e no segundo semestre. O que define em qual período o estudante ingressará é a sua ordem de classificação, seguindo as notas obtidas no Enem.

Lembrando: o período de matrícula para os dois semestres é o mesmo.

Outra mudança é que a classificação dos candidatos passa a seguir as normas da nova Lei de Cotas. E a lista de espera ganha uma duração estendida, valendo para o ano todo.

Notas de corte

A partir desta terça-feira, 23, os candidatos podem acessar as notas de corte para cada curso.

Saber os números pode ajudar a decidir quais opções de curso manter ou se deseja mudar. Elas vão ser atualizadas todos os dias até o encerramento das inscrições.

Resultado

O resultado será divulgado na terça-feira, 30 de janeiro. Quem não for selecionado em nenhuma das opções de curso ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Contudo, o participante deve manifestar interesse a partir da data da divulgação até o dia 7 de fevereiro.

Para participar da lista, o interessado tem que acessar o sistema e clicar no ícone que confirma seu interesse. Atenção: é necessário confirmar se a manifestação foi concluída mediante a mensagem emitida pelo sistema.

Diferente do resultado comum, na lista de espera, a convocação para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição de ensino para a qual tenha manifestado interesse.

Serviço:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultados 1ª chamada: 30 de janeiro
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro
  • Participação na lista de espera: entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Resultado lista de espera: definidas pelas universidades
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade