PUBLICIDADE

Iluminismo por tópicos

26 mai 2017 - 09h30
Compartilhar
Exibir comentários
'A Lâmpada se opõe ao Sol' tela de J. Wright of Derby (1766)
'A Lâmpada se opõe ao Sol' tela de J. Wright of Derby (1766)
Foto: Reprodução

Introdução

O Iluminismo seguramente foi o maior e mais importante movimento intelectual da história moderna. Tendo como epicentro a França, particularmente sua capital Paris, justamente denominada de Cidade Luz, seu ideário espalhou-se por grande parte do Mundo Ocidental. Sua meta era laicizar a sociedade, afastando-a gradativamente do controle exercido sobre ela pelos sacerdotes e pelos agentes dos reis. O mundo atual, o Mundo Contemporâneo, é o filho dileto do Iluminismo com sua fé no Progresso e no aperfeiçoamento ético da Humanidade. Como bem definiu Kant no seu famoso ensaio:

O iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento, mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tenha a coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do iluminismo.

(E. Kant – o que é o iluminismo?)

Religião

Deísmo e ateísmo: os iluministas criticam a religião revelada e colocam-se a favor da religião natural. Combatem a superstição e o fanatismo bem como todas as formas de rebaixamento do homem.

Sociedade

Meritocracia: propõe uma nova hierarquia aberta aos talentos. Supressão dos direitos hereditários e dos privilégios defendidos pela nobreza e pela Igreja. Laicização: a partir da separação do Estado da Igreja, a sociedade deve ser orientada pelos princípios laicos (não-religiosos), adotados na educação, na justiça, etc.

Estética

Neoclássica: a pureza clássica, de inspiração greco-romana, opõe-se aos exageros arquitetônicos e decorativos do barroco e do rococó. Estética precursora do moderno funcionalismo na arquitetura.

Filosofia

Materialismo e utilitarismo. Inspirados em Descartes (‘penso, logo existo’). Afirmação da mente sobre a alma e sobre os sentimentos.

Economia

Fisiocracia reage ao Mercantilismo: a riqueza vem da natureza e não dos metais preciosos. Quesnay e o “Quadro Econômico”. Defesa da não-intervenção do Estado na economia (laissez-faire). Economia-política inglesa: ênfase na importância das fábricas e na divisão do trabalho. Busca das leis econômicas.

Política

Anti-absolutismo: defendiam uma monarquia constitucional sedimentada na divisão dos três poderes, Aceitavam o Despotismo Esclarecido/regime republicano, mas não democrático. A concepção de ‘cidadão’ (homem livre e independente) supera a de ‘súdito’(posição servil à autoridade). Thomas Paine, ideólogo do republicanismo (‘Senso comum e os direitos do homem’). Formação da doutrina Liberal.

Homem

Ser suscetível de aperfeiçoamento ético oposto ao dogma do pecado original do cristianismo. O H. nasce bom a sociedade o corrompe (J.J. Rousseau). Deve procurar libertar-se da ingerência alheia (do estado ou da religião) e pensar com sua própria cabeça.

Natureza

Fim dos mistérios de Deus/. A natureza deve ser decifrada por meio do estudo científico das leis que a regem o que irá proporcionar o desenvolvimento geral da sociedade e da humanidade como um todo.

Sensações

O Sentimento deve enfrentar a contenção, a frigidez e o rigor da aristocracia. Rousseau, um dissidente, advoga por no lugar do coração a mente. O pós-iluminismo subdivide-se em Clássico e Romântico.

Razão

Instrumento de libertação do espírito e único guia confiável em direção ao Progresso. É a bússola e o instrumento do homem do século das luzes. Para levar suas conquistas adiante.

Ciência

Cartesianismo. Instrumento da libertação humana e principal fonte das certezas do homem. Descoberta do pára-raios e da luz o que impede a ação vingativa ou punitiva de Deus, abrindo caminho para a descrença e para o fortalecimento do que é humano. A principal obra de divulgação científica foi a ‘Enciclopédia das ciências e das artes’, dirigida por Diderot e D Alembert (1752).

Nova deidade

O Progresso: força desencadeada pelo homem na construção de um futuro melhor na Terra. O Vale dos Sofrimentos do cristianismo é superado pela prosperidade material e gradativo abandono da crença da vida após a morte.

Indivíduo

Autonomia (pensar por si próprio). Libertos, graças às luzes, dos entraves do despotismo (absolutismo) e do fanatismo (religião), os indivíduos encontram por si o caminho da sua liberdade e independência material e mental.

Tolerância

Pelo fim da discriminação e perseguição religiosa. Pelo convívio harmônico das religiões e daqueles que pensam diferente. Proposta defendida pelos livre-pensadores que rejeitam os dogmas do poder e da religião, particularmente John Locke e Voltaire.

Escravidão

Abolição da escravidão e qualquer outro tipo de servidão. Seu impacto maior foi nas colônias do Novo Mundo. Apesar das leis abolicionistas terem sido aprovadas em 1792-3, somente em 1848 o cativeiro de homens definitivamente foi abolido.

Direito Penal

Advogaram pelo fim dos castigos físicos, da tortura e da pena de morte.

Difusão

Multiplicidade dos meios de difusão das idéias iluministas: livros, jornais, revistas, panfletos, lojas maçônicas, salões, cafés, reuniões de discussão, etc.

Personalidades

Montesquieu, Voltaire, Diderot, Rousseau, D´Holbach, D´Alembert, Condorcet, Helvetius, Quesnay, Mirabeau pai, J.Locke, Hume, Adam Smith, E.Darwin, E. Gibbon, J. Bentham, I.Kant, Lessing, Mendelsson, Beccaria, B.Franklin, Jefferson, Thomas Paine.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade