Terra - Simulado Enem - Ciências da Natureza - Pág.6
Simulado ENEM
Ciências da natureza e suas tecnologias
41Analise:
Embora os fenômenos físicos e químicos sejam distintos,é comum na natureza ou nas atividades humanas aocorrência de processos que envolvem os dois fenômenos.Um bom exemplo é o funcionamento de um automóvel,em que o fenômeno químico ocorre com a explosão dagasolina e, a partir daí, todo o sistema utiliza a energia daexplosão em uma série de fenômenos físicos. Utilizandoseus conhecimentos sobre fenômenos físicos e químicos,assinale a alternativa que indica qual(is) item(ns) abaixoestá(ão) correto(s).I. Toda combustão é um fenômeno químico exotérmico,e a matéria produzida nela é mais estável do que amatéria que sofreu combustão para formá-la.
II. A respiração dos seres vivos, a fotossíntese e a reflexãoda luz são exemplos de fenômenos químicos.
III. A decomposição de um medicamento, em especialna forma de solução, e a consequente diminuiçãoda quantidade do composto que o constitui são umexemplo de fenômeno químico.
IV. O orvalho representa um fenômeno físico.
a) Somente I, II e III.
b) Somente I, III e IV.
c) Somente II e III.
d) Somente III.
e) I, II, III e IV.
42Leia os textos:
Dia Mundial da ÁguaHá 17 anos, no dia 22 de março de 1992, a Organizaçãodas Nações Unidas (ONU) instituía o Dia Mundial da Água.Nessa data, especialistas e membros da ONU discutemmedidas de preservação e melhoria dos recursos hídricosdo planeta para assegurar que grande parte da populaçãomundial tenha acesso à água e ao saneamento básico.Apesar do esforço, estima-se que, até o final do século,3,2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez desterecurso.
Fórum de Istambul termina sem reconhecerágua como direito humano
O Fórum Mundial da Água (FMA) terminou nestedomingo (...). Durante toda a semana, aproximadamente25 mil participantes, entre líderes políticos, especialistas,empresas e ONGs, discutiram as questões mais polêmicasem torno deste recurso, como as secas, a reciclagem daságuas residuais, a distribuição e a gestão da água. Apesardisso, ao assinar a Declaração Ministerial de Istambul, nãose chegou a decretar a água como um direito humano,como exigiam os movimentos sociais, ecologistas e váriospaíses latino-americanos.
Com base nos textos e em seus conhecimentos, assinalea alternativa incorreta.
a) Apesar das observações feitas, há mais de umadécada, por especialistas e estudiosos, o mau uso daágua compromete a qualidade de vida e as condiçõesclimáticas do planeta.
b) A sustentabilidade do planeta, defendida em questõescomo a distribuição correta dos recursos naturais,depende não somente dos esforços políticos egovernamentais, mas também de toda a população.
c) Ambientalistas defendem o consumo adequado daágua, discutindo alternativas para uma melhor gestãodesse recurso não renovável, pois temem a eliminaçãoda água no planeta, tornando-o incompatível coma vida.
d) A água, considerada um recurso essencial para avida, do ponto de vista biológico, participa do controlede temperatura em animais homeotérmicos e dasreações de hidrólise enzimática.
e) Segundo os representantes signatários do FMA, aágua é essencial para a manutenção da vida, porémnão foi considerada um direito de todo ser humano.
43O gráfico a seguir representa as trocas gasosas por meioda pele e dos pulmões no sapo Bufo americanus emdiferentes temperaturas.

A análise do gráfico permite afirmar que:
a) a 5 ºC, a captação de O2 pelos pulmões é maior doque por meio da pele.
b) a 15 ºC, os pulmões são mais eficientes do que a pele,tanto na captação de O2 quanto na eliminação de CO2.
c) independentemente da temperatura, a pele é sempremais eficiente do que o pulmão na captação de O2.
d) a 25 ºC, a pele é mais eficiente do que os pulmões,tanto na eliminação de CO2 quanto na captação de O2.
e) as trocas gasosas, tanto por meio dos pulmões quantopor meio da pele, e a temperatura são duas grandezasdiretamente proporcionais.