PUBLICIDADE

Descubra qual é o horário de prova do ENEM 2017

Para fazer o Enem com a certeza de que não vai chegar atrasado e dar de cara com o portão fechado, basta ficar atento aos horários das provas.

31 out 2017 - 14h50
(atualizado em 5/10/2022 às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem vai fazer o Enem 2017 já deve estar com tudo pronto nesta reta final: conteúdos em dia, revisões em andamento e documentos à mão!

Atento ao horário do Enem
Atento ao horário do Enem
Foto: Enem virtual

Mas ano após ano uma cena trágica se repete: o candidato passa meses estudando pra valer, está com todas as matérias na ponta da língua e, quando chega o grande dia do exame, perde todas as chances por causa do detalhe mais importante: o horário de prova!

Pois é, aqueles vídeos de estudantes barrados no portão do Enem, em lágrimas, implorando para entrar, ainda acontecem.

Para você não virar meme de internet, fique ligado. A gente vai explicar quais são os horários de prova do Enem 2017 e ainda dar algumas dicas importantes de como chegar sem erro e sem estresse. Ao final, apresentamos uma seleção de boas faculdades onde você vai poder usar a nota do Enem 2017!

Horário de prova do Enem 2017

Para fazer o Enem com a certeza de que não vai chegar atrasado e dar de cara com o portão fechado, basta ficar atento aos horários das provas.

No edital, os horários são os seguintes:

12 h - Abertura dos portões do local de prova

13 h - Fechamento dos portões

Depois das 13 h, ninguém mais entra - ninguém mesmo. Não adianta nem ter a melhor desculpa do mundo. A partir desse horário, os candidatos que entraram a tempo são encaminhados às salas onde farão as provas. As provas do Enem 2017 começam às 13h30.

No primeiro dia, os candidatos terão cinco horas e meia para fazer as três provas (veja a seguir). Ou seja: das 13h30 até as 19 h para responder todas as 90 questões, elaborar a redação, passar o texto a limpo para a folha correta e completar o cartão de respostas.

No segundo dia, são quatro horas e meia para responder 90 questões. Até as 18h os candidatos precisam ter terminado tudo - e isso inclui o preenchimento atento do cartão de respostas também.

Horário de prova do Enem 2017 para quem mora nas regiões Norte e Nordeste

Se você mora em algum estado do Norte ou Nordeste, precisa ficar bem ligado.

Os horários descritos no edital do Enem 2017 são baseados na hora oficial de Brasília. Acontece que no período em que as provas são aplicadas, o horário de verão está em vigor nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Candidatos que vivem nos demais estados precisam ver qual a diferença horária em relação a Brasília e se programar para não marcar bobeira.

Quem mora em Recife, por exemplo, precisa entrar no local de prova antes das 12 h. Já quem vive em Rio Branco, no Acre, precisa ter atravessado o portão do local de prova até as 10 h.

Portanto, olho vivo para não se perder nesses detalhes.

O que você deve fazer para não perder a hora do Enem 2017

No dia 20 de outubro o MEC libera a consulta aos cartões de confirmação de inscrição para os candidatos que farão o Enem 2017. Esse documento traz uma informação importantíssima: o local onde você vai fazer a prova do Enem.

Assim que acessar esse documento, você tem uma missão a cumprir: fazer o percurso de casa até o local de prova. Isso é vital para garantir que saberá chegar a tempo, pegar rotas alternativas se for o caso e driblar os imprevistos.

Lembre-se de que o Enem acontece em dois domingos. E a gente sabe que nesse dia a oferta de transporte público é menor, a quantidade de candidatos indo fazer a prova pode complicar o trânsito e às vezes a ansiedade e o nervosismo podem levar as pessoas a tomarem decisões erradas.

Para não passar por isso, antes das provas faça o seguinte:

- Veja quais são os ônibus que passam perto do local e quais são os horários.

- Confira se dá para ir a pé.

- Trace a rota mais rápida para chegar de carro, se for o caso.

- Veja se tem caminhos alternativos caso haja engarrafamento no dia.

- Dirija-se até o local alguns domingos antes, usando o transporte escolhido e certifique-se de que o caminho está correto.

- Vá dormir cedo - evite virar a noite revisando conteúdo.

No dia das provas:

- Deixe tudo o que precisa levar já reservado na noite anterior (caneta, documento, cartão de inscrição, água, lanches leves).

- Saia bem cedo de casa. Isso ajuda a driblar os imprevistos. Se estiver chovendo ou morar longe, saia mais cedo ainda.

- Posicione-se diante do portão e aguarde a abertura. Assim que abrir, procure a sala onde sua prova será aplicada (essa informação está no seu cartão de confirmação da inscrição).

Os fiscais seguem diversos procedimentos de conferência de identificação do candidato - até para evitar fraudes. Em alguns casos será preciso encarar um processo de biometria, o que pode levar algum tempinho.

Fique ligado nas datas das provas do Enem 2017

Em 2017 o Enem estreia um novo formato. Ele será aplicado em dois domingos consecutivos, em vez acontecer em um único fim de semana corrido, como era até o ano passado. Dessa forma, as primeiras provas são aplicadas num dia e as próximas só uma semana mais tarde.

O calendário de provas da edição do Enem 2017 ficou assim:

- Domingo, 5 de novembro: provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

- Domingo, 12 de novembro: provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

Quem perder o horário de prova do Enem 2017 vai ter uma segunda chance?

A verdade é que o Enem não dá colher de chá para ninguém. Quem não chegar ao dia das provas no horário certo vai ficar de fora. E não tem choro nem a desculpa mais verdadeira do mundo que mude isso.

O preço do atraso é alto: mais um ano de espera até a próxima edição.

Onde estudar com a nota do Enem 2017?

Quem fizer o Enem 2017 e se der bem nas provas vai ter um mundo de opções de locais para estudar já em 2018.

Se o objetivo é entrar em uma faculdade pública, saiba que mais de 100 instituições brasileiras já aderiram total ou parcialmente ao Sisu, o Sistema de Seleção Unificada que distribui vagas aos candidatos que fizeram o exame.

Para quem busca uma bolsa de estudos em faculdade particular, tem o ProUni.

Quem quiser financiar os estudos a juros baixos e prazo longo para pagar a dívida, tem o FIES.

No mais, quem fez o Enem - qualquer edição a partir de 2010 - ainda pode descolar uma vaga em faculdade particular sem qualquer burocracia. Basta optar pelo ingresso direto. Esse modelo utiliza a nota do exame para escolher novos alunos. Caso o interessado tenha a pontuação mínima necessária, já pode correr e providenciar a matrícula.

Conheça a seguir algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como critério de seleção.

Elas estão presentes em quase todo o Brasil, oferecem cursos em diferentes áreas do conhecimento e ainda contam com programas próprios de bolsas, financiamentos e descontos:

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Tudo certo para fazer as provas do Enem? Tem mais alguma dúvida em relação ao horário? Conte para a gente aqui nos comentários!

Enem virtual
Compartilhar
Publicidade
Publicidade