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Competências avaliadas na redação do Enem

Saiba mais sobre a prova de redação e o que fazer para ir bem nas competências exigidas pela avaliação

15 ago 2023 - 05h00
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Entenda quais são as cinco competências do Enem
Entenda quais são as cinco competências do Enem
Foto: andreswd / iStock

A prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser importante para a nota final. Para isso, os candidatos devem entender as competências do Enem que devem estar presentes na redação, cobrada no primeiro domingo de provas.

Quem realiza o exame deve escrever um texto em prosa sobre um tema indicado no próprio documento em que a redação será redigida. Além disso, o texto deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com a defesa de um ponto de vista e opiniões sobre o tema da redação baseadas em argumentos.

Além disso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem, indica em uma cartilha que os candidatos precisam elaborar, na redação, uma “proposta de intervenção social para o problema apresentado”.

Quais são as 5 competências do Enem?

A redação do Enem é analisada com base em 5 competências:

1) Dominar da escrita formal da língua portuguesa

Os candidatos precisam mostrar que dominam a modalidade escrita formal da língua. Assim, são observados o respeito a regras de ortografia como:

  • Acentuação;
  • Hífen;
  • Pontuação;
  • Pronomes;
  • Letras maiúsculas e minúsculas;
  • Separação silábica;
  • Regência verbal e nominal;
  • Concordância verbal e nominal etc.

2) Compreender o tema, sem fugir do que é proposto

Nessa competência, é preciso demonstrar habilidades de leitura e escrita. O tema deve centralizar a redação, com ideias organizadas, e há delimitação de um assunto mais abrangente.

Aqui, o candidato precisa entender a proposta da redação, aplicar conceitos de diferentes áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema e respeitar os limites estruturais de um texto dissertativo-argumentativo.

3) Selecionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista

A competência do Enem número 3 exige que o candidato selecione, relacione, organize e interprete informações, fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista. É preciso fazer isso com coerência e justificar a posição assumida sobre o tema da redação.

4) Conhecer mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Aqui, é preciso demonstrar conhecimento de mecanismos linguísticos importantes para construir uma argumentação. É preciso ter uma estruturação lógica e formal na redação, com frases e parágrafos estabelecendo relações entre si para que o texto todo tenha uma sequência coerente e apresente interdependência de ideias.

Recursos como uso de preposições, advérbios, conjunções e locuções adverbiais ajudam a dar mais coesão ao texto. Além disso, cada parágrafo deve ter períodos articulados e que estejam relacionados aos trechos anteriores.

5) Elabora proposta de intervenção que respeita os direitos humanos

Neste ponto, a proposta de intervenção para o tema mencionado na redação deve respeitar os direitos humanos. A iniciativa apresentada deve enfrentar o problema apresentado, mas o candidato também deve mostrar que tem preparo para o exercício da cidadania.

Quanto valem as 5 competências do Enem?

Cada uma das 5 competências da redação do Enem tem 6 níveis de desempenho, classificados entre 0 e 200 pontos. O Inep descreve o que define cada nível, conforme a competência:

1) Domínio da escrita formal da língua portuguesa

  • 200 pontos: a pessoa tem excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com raros desvios de gramática ou de convenções de escrita;
  • 160 pontos: bom domínio da escrita formal e poucos desvios gramaticais;
  • 120 pontos: domínio mediano da escrita formal, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções;
  • 80 pontos: domínio insuficiente e muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções de escrita;
  • 40 pontos: domínio precário da modalidade escrita, com diversos e frequentes erros gramaticais
  • 0 ponto: desconhece a modalidade escrita formal da língua.

2) Compreensão do tema, sem fugir do que é proposto

  • 200 pontos: o tema é desenvolvido com argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural, além de excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo;
  • 160 pontos: desenvolve o tema com argumentação consistente e tem bom domínio do texto, com uso de estrutura de proposição, argumentação e conclusão;
  • 120 pontos: o tema é desenvolvido argumentação visível e o domínio do texto dissertativo-argumentativo é mediano;
  • 80 pontos: o tema é desenvolvido por meio de cópias de trechos dos textos apresentados no enunciado da redação ou o domínio do tipo de texto é insuficiente, sem a organização de estrutura em proposição, argumentação e conclusão;
  • 40 pontos: o assunto é apresentado com domínio precário e presença de outros tipos de texto;
  • 0 ponto: o candidato apresentou fuga ao tema ou não atendeu à estrutura dissertativo-argumentativa.

3) Seleção e organização de informações em defesa do ponto de vista

  • 200 pontos: as informações, fatos e opiniões são apresentadas de maneira consistente e organizada em defesa de um ponto de vista, configurando-se autoria;
  • 160 pontos: informações, fatos e opiniões apresentados de forma organizada, com indícios de autoria, para a defesa do ponto de vista;
  • 120 pontos: informações, fatos e opiniões apresentados são limitados ao que está nos textos dos enunciados e estão pouco organizados no texto;
  • 80 pontos: as opiniões e informações apresentadas têm relação com o tema, mas estão desorganizadas no texto e também são limitadas aos argumentos do enunciado da redação;
  • 40 pontos: o texto apresenta informações, fatos e opiniões com pouca relação ao tema da redação e não há defesa de ponto de vista;
  • 0 ponto: o que é apresentado não tem relação com o tema e não foi feita defesa de ponto de vista.

4) Uso mecanismos linguísticos para construir a argumentação

  • 200 pontos: as partes dos textos estão bem articuladas e há repertório diversificado de recursos de coesão;
  • 160 pontos: o candidato articula as partes do texto com poucas inadequações e tem repertório diversificado de coesão;
  • 120 pontos: a articulação das partes do texto ocorrem de maneira mediana, tem inadequações, e o repertório de recursos coesivos é pouco diversificado;
  • 80 pontos: as partes do texto são articuladas de um jeito insuficiente e o texto apresenta inadequações e repertório limitado de coesão;
  • 40 pontos: as partes do texto são articuladas de maneira precária;
  • 0 ponto: as informações não são articuladas.

5) Elaboração de proposta de intervenção alinhada aos direitos humanos

  • 200 pontos: o candidato elabora muito bem a proposta de intervenção, de maneira detalhada, articulada e relacionada ao tema;
  • 160 pontos: a proposta é bem elaborada de intervenção, que está articulada à discussão que foi desenvolvida na redação;
  • 120 pontos: a proposta de intervenção é elaborada de maneira mediana;
  • 80 pontos: a redação elabora, de forma insuficiente, a intervenção sugerida, ou sem articulação com a discussão apresentada no texto;
  • 40 pontos: a proposta de intervenção é precária, vaga ou relacionada ao tema, e não à discussão da redação;
  • 0 ponto: não foi apresentada proposta de intervenção ou ela não tem relação com o tema da redação.

As redações são avaliadas, de acordo com o Inep, por ao menos dois professores graduados em Letras ou Linguística. A correção é feita de maneira independente, ou seja, um professor não conversa com o outro sobre as notas dadas aos candidatos.

Se as notas dos dois avaliadores forem muito diferentes, a redação será analisada por um terceiro avaliador. Se ainda assim houver discrepância, uma banca de três professores vai avaliar a redação para atribuir uma nota final.

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Fonte: Redação Terra
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