PUBLICIDADE

Problema de matemática gera discórdia na internet: você saberia resolver?

Expressão numérica gerou debate nas redes sociais sobre a forma correta de ser resolvida

29 mai 2024 - 11h45
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Você saberia responder se o resultado de 6 ÷ 2 (1 + 2) é igual a 1 ou 9?
Você saberia responder se o resultado de 6 ÷ 2 (1 + 2) é igual a 1 ou 9?
Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Você saberia responder se o resultado de 6 ÷ 2 (1 + 2) é igual a 1 ou 9? A expressão numérica causou discórdia na internet, no Brasil e no exterior, com pessoas tentando entender qual é a solução para o problema de matemática. Apesar das duas respostas serem debatidas, apenas uma delas está correta.

6 ÷ 2 (1 + 2) = 1 ou 9?

Essa não é a primeira vez que a expressão matemática vira assunto nas redes sociais. Embora há quem defenda que a resposta correta é 1, na verdade, a única resposta possível é 9.

Não entendeu? Veja a seguir como deve ser feita a solução, ou se tiver acertado, confira se o raciocínio foi feito corretamente.

Como calcular?

Para calcular, é preciso lembrar a regra da ordem de resolução de expressões numéricas. A regra foi apelidada de PEMDAS, iniciais de parênteses, expoentes, multiplicação ou divisão (mesmo nível) e adição ou subtração (mesmo nível). Seguindo a ordem das palavras para priorizar a operação, é possível chegar na resposta correta.

Sendo assim, é preciso resolver, primeiro, o cálculo que está entre parênteses. Depois, os expoentes (se houver), multiplicação ou divisão, e por fim, a adição ou subtração. A multiplicação ou divisão e adição ou subtração têm pesos iguais, ou seja, não há regra sobre qual deve ser realizada primeiro.

Resolução

Seguindo essa lógica, a resolução correta para a expressão numérica “da discórdia” seria a seguinte:

6 ÷ 2 (1 + 2)

6 ÷ 2 x (3)

6 ÷ 2 x 3

3 x 3

9

Expressão numérica causou discórdia nas redes sociais
Expressão numérica causou discórdia nas redes sociais
Foto: Reprodução

Resultado incorreto

É possível compreender a resolução de quem obteve 1 como resposta para a expressão numérica, porém, o resultado está errado. Isso acontece quando a pessoa esquece a regra da ordem de resolução das operações. Nesse caso, o cálculo --que está incorreto-- seria assim:

6 ÷ (2 (1 + 2))

6 ÷ (2 x (3)

6 ÷ (2 x 3)

6 ÷ 6

1

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade