Brasileiros são premiados em competição de gênios da matemática
Os seis estudantes brasileiros que participaram da 52ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em Amsterdã, na Holanda, conquistaram três medalhas de bronze e três de prata. Com este resultado, o Brasil conquistou o 20° lugar entre os 101 países que participam da competição.
As provas foram aplicadas em dois dias consecutivos e abrangeram disciplinas como álgebra, geometria e teoria dos números. Os estudantes tinham que resolver três problemas a cada dia em um período de quatro horas e meia. Neste ano, a olimpíada contou com a participação 564 jovens entre 14 e 19 anos.
Os alunos André Braga, de Belo Horizonte (MG), João Lucas Sá, de Fortaleza (CE) e Henrique do Nascimento, de Brasília (DF) conquistaram medalha de prata. Maria Clara Silva, de Pirajuba (MG), Débora Alves, de São Paulo e Gustavo Empinotti, de Florianópolis (SC) levaram o bronze. Maria Clara, Henrique e André são alunos de escolas públicas.
Considerada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a competição mais importante da área, a IMO reuniu "gênios" de 101 países. O Brasil participa da competição desde 1979. Desde então, obteve oito medalhas de ouro, 26 de prata e 62 de bronze.
Com informações da Agência Brasil.