PUBLICIDADE

Quem eram Dom Phillips e Bruno Pereira, assassinados na Amazônia

Jornalista britânico e indigenista pernambucano tomados como mortos no décimo dia de desaparecimento

15 jun 2022 - 21h33
(atualizado em 19/6/2022 às 09h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Indigenista Bruno Pereira e jornalista britânico Dom Philips
Indigenista Bruno Pereira e jornalista britânico Dom Philips
Foto: TV Globo/Reprodução

Um dos suspeitos presos por participação no desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, Oseney da Costa, confessou à Polícia Federal que abordou e matou a dupla no domingo, 5. Os corpos foram esquartejados e incinerados. Nesta manhã, a PF levou Oseney para a área de buscas no rio Itaquaí para confirmar o depoimento.

Phillips e Pereira eram profissionais reconhecidos em suas áreas e compartilhavam a paixão pela Amazônia e pela preservação da natureza e dos povos originários da região. Pereira orientava moradores do Vale do Javari a denunciar irregularidades cometidas em reserva indígena e o jornalista estrangeiro acompanhava o trabalho para registrar em livro que pretendia escrever.

Dom Phillips

Jornalista freelancer e colaborador do jornal The Guardian, Dom Phillips era inglês e tinha 57 anos. Vivendo no Brasil desde 2007, publicou diversas reportagens sobre política e meio ambiente em veículos como Financial Times, New YorkTimes, Bloomberg e Washington Post.

Jornalista britânico Dom Phillips tinha 57 anos e era apaixonado pela Amazônia. Foto: Foto: Reprodução

Em 2021, ele recebeu uma bolsa da Fundação Alicia Patterson, dos Estados Unidos, para investigar modelos de preservação para conservação da Amazônia. A partir desse projeto vinha trabalhando no livro "Como salvar a Amazônia", obra que já contava com os primeiros capítulos em andamento quando do desaparecimento de Dom e Bruno.

    Durante parte de sua carreira, Phillips atuou na cobertura de música eletrônica e, entre 1991 e 1999, trabalhou na Mixmag, uma das maiores revistas no mundo especializada no tema. Ele publicou seu primeiro livro, DJs Superstar Here We Go!: a ascensão e queda do DJ Superstar (tradução livre), no ano de 2009 pela editora Ebury.

    No Brasil, Dom ainda ensinava inglês para jovens de um projeto social em bairros da periferia de Salvador, na Bahia, onde atualmente vivia com a esposa. O jornalista, que é natural da região de Merseyside, no noroeste da Inglaterra, também era músico e já morou em São Paulo e no Rio de Janeiro.

    Dom Phillips deixa a esposa, Alessandra, irmã, cunhado e sobrinhos.

    Bruno Pereira

    Bruno Pereira era natural de Recife-PE, tinha 41 anos e ingressou na Funai como agente em indigenismo em setembro de 2010. Dois anos depois, ele passou a integrar a coordenação regional da Funai de Atalaia do Norte - área em que foi visto pela última vez. Ele deixou o cargo em 2016 e, em 2018, voltou a prestar serviço para a Funai como coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Diretoria de Proteção Territorial.

    Bruno Pereira ingressou na Funai em 2010, mas foi exonerado sem explicaçoes em 2019. Foto: Foto: Funai/Divulgação

    No cargo, foi uma das lideranças que chefiou maior expedição do órgão nos últimos 20 anos. A missão, que teve o propósito de contatar um grupo de isolados que corria riscos de entrar em conflito com outra etnia que vive na região, foi concluída com êxito, sem nenhum tipo de combate.

    Em outubro de 2019, Marcelo Augusto Xavier da Silva, presidente da Funai, publicou a exoneração de Pereira. Na época, o agente indigenista foi comunicado de sua demissão, sem qualquer tipo de argumentação técnica. Pereira era um dos principais especialistas do órgão e vinha liderando, nos últimos anos, todas as iniciativas de proteção aos povos isolados.

    Atualmente, Pereira trabalha em um projeto voltado a melhorar a vigilância em territórios indígenas contra narcotraficantes, garimpeiros e madeiros que atuam no Vale do Javari, estado do Amazonas. A missão, conferida a ele por uma organização que representa povos isolados e de recente contato da região, vem desafiando o poder econômico de criminosos brasileiros, colombianos e peruanos que usam aldeias e comunidades ribeirinhas para exploração da floresta e para rota de tráfico.

    Bruno Pereira deixa esposa, Beatriz, e três filhas.

    Estadão
    Compartilhar
    TAGS
    Publicidade
    Publicidade