PUBLICIDADE

O que é motivação? É possível estar sempre motivado?

5 jul 2016 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários

O que é motivação?

Será que é a mesma sensação que temos quando estamos extremamente empolgados com algum projeto em andamento ou uma nova empreitada? Ou tem a ver com euforia e capacidade de trabalhar por horas a fio sem se sentir cansado? Bom, não exatamente.

A motivação pode ser entendida como um impulso consciente que temos quando queremos atingir um objetivo. Para isso, você não precisa estar obrigatoriamente eufórico. A motivação é algo extremamente pessoal, que algumas vezes pode até independer do ambiente em que a pessoa está inserida. Motivação tem muito a ver também com resiliência - nossa capacidade de adaptação a mudanças. Estar motivado significa manter os olhos fixos em um alvo, não se deixando abater por situações ou pessoas ruins que possam surgir.

O fato é que não tem nada mais simples do que estar motivado quando está tudo bem. Mas e quando as coisas começam a sair do controle, como continuar com a motivação em alta e não desistir?

Vivemos na época mais empreendedora da história da humanidade. Diariamente, milhares de pessoas decidem ir atrás dos seus sonhos e se sentem corajosamente motivadas para fazer acontecer. Essas pessoas sabem que os sonhos não se realizam por acaso, que o caminho é longo, exige muito trabalho, determinação, foco e motivação. Sem motivação não há brilho nos olhos, não existe um propósito por trás do que está sendo feito. Trabalhar em qualquer área em que você não se sinta motivado te faz perceber como o tempo demora para passar. Lembra daquele emprego em que você ficava olhando o relógio a cada três minutos, ansioso para que o expediente acabasse?

Bom, você pode estar nesse emprego agora, totalmente desmotivado sem saber exatamente o porquê está sentado nessa cadeira. Tudo bem, acredito que você não é a única pessoa do mundo que está se sentindo assim. Bem-vindo à raça humana.

O que fazer?

O primeiro passo é identificar o que motiva você. De fato, você não encontrará motivação em nenhum lugar a não ser dentro de si. A psicologia explica que existem fatores externos que servem de estímulo para que as pessoas se sintam motivadas, e cada pessoa responde a estímulos diferentes. Você pode se sentir motivado por um alto salário, mesmo que passe a vida inteira exercendo a mesma função. Ou então, sua motivação pode depender totalmente do seu crescimento profissional, não se importando em ganhar metade do seu atual salário para trabalhar em uma área em que possa desenvolver mais habilidades.

Essa ideia pode parecer redundante, mas é fundamental entendermos que o ambiente não é o principal fator que determina se você está desmotivado ou não. Quem determina seu grau de motivação é você.

No universo do empreendedorismo, a disputa por um lugar ao sol é acirrada. Todos os dias surgem novas ideias, concorrentes, startups. Pessoas mais jovens, empolgadas, com mais habilidades. Acredite, isso não vai mudar - inclusive, a tendência é que o tempo deixe o mercado cada vez mais competitivo. Para se manter motivado em um ambiente tão disputado, é essencial que você esteja "de bem" com o seu objetivo, acredite nele e trabalhe arduamente para conquistá-lo. Alimentar uma mentalidade motivada também exige que você aceite que novos problemas surgirão todos os dias e muitos deles você não poderá evitar - você só precisa ter plena certeza de que estará preparado para resolver e enfrentar qualquer dificuldade que aparecer.

Os erros também são extremamente importantes para manutenção da nossa motivação profissional. Digamos que eles são divisores de águas entre aqueles que nadaram até morrer na praia e aqueles que chegaram até a praia, construíram uma bela cabana e estão sentados à beira-mar bebendo água de coco na sombra. Quando você aprende a interpretar seus fracassos como crescimento, não verá os erros como derrotas e sim como oportunidades para fazer melhor.

Seguir algum dos tópicos abaixo pode ajudar você a cultivar bons hábitos e alinhar diversos fatores externos à sua motivação pessoal e profissional:

1- Equilibre sua produção com sua capacidade de produzir. Se está produzindo além da sua capacidade, facilmente se sentirá esgotado e poderá pensar em desistir. Se está produzindo abaixo do que realmente é capaz, está perdendo tempo e desperdiçando seu potencial criativo. O equilíbrio está em produzir exatamente o que você é capaz dentro do tempo normal.

2- Preste atenção em suas palavras. O que você diz, ou a forma que tem de expressar sua opinião ou sentimentos podem influenciar muito em sua percepção do ambiente e seu nível de motivação com suas tarefas. Sempre existe uma maneira positiva de enxergar os fatos, por mais catastróficos que possam parecer.

3- Seja filtro e não esponja. Caso você queira manter sua mente em ordem e livre de informações inúteis, seja criterioso com as informações que acessa, principalmente pela manhã. Infelizmente, hoje temos acesso a centenas (as vezes milhares) de informações ruins ou irrelevantes em nosso dia a dia. Cabe a você filtrar o que é importante e vai agregar bons pensamentos. Quando se é esponja, você absorve e reproduz tudo que chega até você, principalmente coisas ruins. Exerça seu auto controle para ter com você apenas aquilo que traz motivação e esperança de dias melhores.

4- Junte-se com pessoas motivadas. Diga-me com quem andas… Sim, as pessoas com quem você convive influenciam muito sobre sua maneira de agir e pensar. Quando passamos muitas horas do dia com outras pessoas (colegas de trabalho, faculdade, academia) nossa tendência é conversar sobre os mesmo assuntos, absorver algumas características e até compartilhar a mesma visão do mundo que elas tem. Isso é de certa forma inevitável para convivência humana, então a melhor opção é se cercar de pessoas positivas e que estejam motivadas com seus projetos pessoais. Ver alguém falando com muita paixão sobre algum projeto é inspirador para quem ouve, e pode sim contagiar de maneira positiva àqueles que estão em volta.

Você pode não estar no melhor momento da sua vida hoje, mas acredite que existe algum ponto do caminho em que você perdeu sua motivação. Talvez a melhor escolha seja dar alguns passos para trás e recomeçar. Uma boa avaliação pessoal é o primeiro passo: o que motiva você? Pelo que vale a pena sair de casa todas as manhãs? Pelo que você está esperando para começar a fazer o que realmente te mantém motivado?

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade