PUBLICIDADE

Dia do Cliente, Black Friday e Cyber Monday na mira dos e-commerce

Datas que, tradicionalmente, estimulam o consumo são responsáveis por grande parte do crescimento do comércio eletrônico brasileiro

20 set 2018 - 10h20
Compartilhar
Exibir comentários

Gestores de qualquer modalidade de comércio precisam sempre estar atentos aos calendários. As datas comemorativas geram uma movimentação econômica que as configura como um mercado extremamente lucrativo. Por mexer com o imaginário e com as tradições das famílias e da população de um modo geral, algumas datas são as apostas do comércio para maximizar os lucros.

Foto: DINO / DINO

O Natal, que é a data comercial mais importante na maior parte dos países, quase sempre bate recordes de movimentação financeira no Brasil. Em 2017, por exemplo, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, a estimativa é de que as vendas natalinas tenham movimentado cerca de R$ 51 bilhões na economia brasileira, representando um aumento de 5,6% em relação a 2016 e a maior porcentagem de crescimento desde 2011.

"As datas comemorativas sempre geram muita expectativa para todos que estão relacionados de alguma forma ao comércio. Para os empresários, é a chance de aumentar as vendas e melhorar os resultados. E o público também fica na expectativa de grandes promoções e ofertas de vantagens. No fim das contas, todo mundo sai ganhando", comenta Marcelo Eskenazi, da Gráfica Online Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br), em São Paulo.

Para o e-commerce, que está em plena ascensão no cenário econômico brasileiro, a realidade não é diferente. Contudo, o comércio eletrônico tem um diferencial: algumas datas comemorativas, criadas exclusivamente para estimular o consumo através de estratégias de marketing promocional, geram resultados ainda mais expressivos nas plataformas de vendas online. As três principais datas se concentram no último quadrimestre do ano: o Dia do Cliente, a Black Friday e a Cyber Monday.

Dia do Cliente - 15 de setembro

A data é celebrada nacionalmente em 14 Estados brasileiros e mais de 160 municípios. Foi criada em 2003 por um empresário no Rio Grande do Sul e, atualmente, tem o objetivo de estreitar as relações entre comerciantes e seu público através de diversas vantagens e descontos oferecidos. Para o comércio eletrônico, a data é marcada por promoções em diversos sites e marketplaces.

Black Friday - 23 de novembro

A Black Friday é uma data comercial surgida nos Estados Unidos e celebrada sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado que, para muitos americanos, é tão ou mais importante que o Natal.

Em 2018, a Black Friday cai no dia 23 de novembro e as expectativas para os e-commerces são altíssimas. Em 2017, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday movimentou R$2,48 bilhões nas lojas virtuais brasileiras, representando um aumento de 16% em relação ao ano anterior.

A hipótese mais aceita sobre a origem da Black Friday se refere a um episódio ocorrido no início dos anos 90, nos Estados Unidos, quando o trânsito ficou caótico devido à movimentação do feriado do dia anterior e os comerciantes aproveitaram a ocasião para estimular as vendas. Ainda que não haja um consenso sobre essa origem, o fato é que milhões de pessoas economizam durante o ano todo para aproveitar os grandes descontos da Black Friday.

Cyber Monday - 26 de novembro

A Cyber Monday também surgiu nos Estados Unidos e é celebrada na primeira segunda-feira após a Black Friday. Surgida em 2005, a data foi criada para, pelo menos a princípio, estimular exclusivamente as vendas em lojas online. No Brasil, a data é celebrada desde 2012 e, apesar de não ter a mesma repercussão da Black Friday, tem gerado grande movimentação, principalmente no comércio de eletrônicos, com descontos que chegam aos 80%.

Atenção

Vale reforçar os alertas dos órgãos de defesa do consumidor em relação ao anúncio de falsos descontos. Antes de finalizar qualquer compra, é sempre muito importante pesquisar o histórico de preços do produto para ter certeza de que o desconto anunciado é real ou apenas uma forma de fraude.

Saiba mais

Além de fazer promoções focadas nas datas comemorativas, e-commerces precisam divulgá-las, com itens promocionais, incluindo material de papelaria e impressos, como flyers , anfletos , folders , envelopes , entre outros.

É necessário ainda escolher uma gráfica online experiente e de qualidade. A Eskenazi está há mais de sessenta anos no mercado e trabalha também com loja online. É possível encomendar demandas para impressão e recebê-las em casa, com frete grátis para todo o Brasil. Mais informações: www.lojagraficaeskenazi.com.br.

Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade