PUBLICIDADE

Coronavírus

Paralisação já engoliu 4 datas do Campeonato Brasileiro

Por causa da pandemia do coronavírus, outras seis rodadas da Copa do Brasil também não foram realizadas

25 mai 2020 - 08h58
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com o calendário do futebol brasileiro de 2020, divulgado em outubro do ano passado pela CBF, o início desta semana já contemplaria quatro rodadas do Brasileiro das Séries A, B e C, e uma da Quarta Divisão, além da disputa das partidas de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Isso, obviamente, sem contar com o fim dos Estaduais, o que teria de ser concretizado até 28 de abril. No entanto, a pandemia da covid-19 alterou tudo isso.

Além das quatro rodadas do Brasileiro adiadas, outras seis da Copa do Brasil continuam indefinidas, desde a terceira fase da competição. O impacto da paralisação dos eventos esportivos no País, na segunda quinzena de março, também atingiu em cheio os Estaduais, com seis datas ainda a serem disputadas na maioria dos campeonatos.

Calendário do futebol brasileiro de 2020, divulgado em outubro do ano passado pela CBF, já está bastante afetado
Calendário do futebol brasileiro de 2020, divulgado em outubro do ano passado pela CBF, já está bastante afetado
Foto: Marcos Vidal / Futura Press

Pela Libertadores, também já houve o adiamento forçado de quatro rodadas. Pela Copa Sul-Americana, por enquanto, o estrago foi menor, com apenas a não realização dos jogos programados para 20 de maio.

Pelo planejamento inicial da CBF, os jogos oficiais de futebol no Brasil em 2020 teriam de ser realizados até, no máximo, 6 de dezembro. Mas essa decisão já caiu por terra. Na verdade, embora a confederação e federações estaduais ensaiem a volta das competições, ainda há muitas incertezas sobre quando exatamente isso será possível.

A interrupção mundo afora também afeta as seleções nacionais. A do Brasil e as demais da América do Sul não puderam, por exemplo, se enfrentar pelas duas primeiras rodadas das eliminatórias do Mundial de 2022 – os jogos seriam no final de março.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade