PUBLICIDADE

Coronavírus

Nº de infectados por covid-19 é 10 vezes maior do que casos

Estudo alemão aponta que cerca de 1,8 milhão de pessoas podem ter sido infectadas, no lugar dos 160 mil casos confirmados até agora

4 mai 2020 - 11h45
(atualizado às 12h23)
Compartilhar
Exibir comentários

É provável que dez vezes mais alemães tenham sido infectados com o novo coronavírus do que o número de casos confirmados no país, concluíram pesquisadores da Universidade de Bonn a partir de um estudo de campo em uma das cidades mais atingidas.

Clientes fazem compras com máscara em mercado de Duesseldorf, na Alemanha
29/04/2020
REUTERS/Wolfgang Rattay
Clientes fazem compras com máscara em mercado de Duesseldorf, na Alemanha 29/04/2020 REUTERS/Wolfgang Rattay
Foto: Reuters

Os resultados preliminares do estudo, que ainda têm que ser analisados pela comunidade científica em um periódico, servem como lembrete dos perigos de infecção de portadores não identificados do vírus, alguns dos quais não demonstram sintomas, disseram os pesquisadores.

As medições coincidiram com novas medidas adotadas pela Alemanha nesta segunda-feira para suavizar as restrições -- museus, cabeleireiros, igrejas e mais montadoras de veículos reabrirão sob condições rigorosas.

Cerca de 1,8 milhão de habitantes do país podem ter sido infectados, mais de dez vezes os cerca de 160 mil casos confirmados até agora, concluiu a equipe liderada pelos pesquisadores médicos Hendrik Streeck e Gunther Hartmann.

"Os resultados podem ajudar a melhorar mais os modelos para calcular como o vírus se dissemina. Até agora, os dados subjacentes foram relativamente fracos", disse Hartmann em um comunicado.

A equipe analisou amostras sanguíneas e nasais de um grupo aleatório de 919 pessoas que moram em uma cidade pequena do município de Heinsberg, na fronteira holandesa, que tem uma das maiores taxas de mortalidade da Alemanha.

Para chegar à estimativa, os pesquisadores compararam o número de mortes conhecidas de Covid-19 com a estimativa mais abrangente de pessoas locais com uma infecção anterior - tal como indicadas por exames de anticorpos no sangue - e aplicaram a taxa de 0,37% de mortes em toda a nação.

Eles também descobriram que cerca de um em cada cinco dos infectados não demonstra sintomas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade