PUBLICIDADE

Coronavírus

Itália pode ter meses mais difíceis que início de pandemia

Líder da Campânia alertou para alta em casos de coronavírus

9 out 2020 - 10h02
(atualizado às 10h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O governador da terceira região mais populosa da Itália afirmou nesta sexta-feira (9) que, se as tendências atuais se mantiverem, o país viverá meses mais difíceis do que no início da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2.

Protesto em Nápoles, capital da Campânia, contra possível restrição ao funcionamento de lojas
Protesto em Nápoles, capital da Campânia, contra possível restrição ao funcionamento de lojas
Foto: ANSA / Ansa

A declaração chega em meio à escalada dos novos casos na Itália, com os focos de contágio se deslocando em direção ao sul da península.

"O momento mais difícil da Covid-19 não ficou para trás, ele ainda está na nossa frente. Preparemo-nos para ter meses - se as tendências em curso se confirmarem - ainda mais pesados do que aqueles de janeiro a maio", disse Vincenzo de Luca, governador da Campânia, região de 5,8 milhões de habitantes e cuja capital, Nápoles, é a maior e mais importante cidade da Itália meridional.

Relativamente poupada no início da pandemia, a Campânia vem sendo o principal vetor de crescimento dos casos de Sars-CoV-2 no país desde 26 de setembro, superando inclusive a Lombardia, epicentro da crise na Itália, nos números diários.

A região soma 16.464 contágios confirmados desde o início da pandemia, sendo que 5.109 foram registrados nos últimos 13 dias. Em 18 de maio, quando a Itália saiu do lockdown, a Campânia somava 4.695 casos e 399 óbitos - agora são 470 mortes na região.

"Se crescer a idade média dos infectados, podemos esperar mais internações, e com duas novidades que não tínhamos seis meses atrás: a abertura das escolas e a temporada de epidemia gripal", acrescentou De Luca, recém-reeleito com quase 70% dos votos, muito em função de sua postura "linha dura" na crise sanitária.

Apesar do crescimento recente nos casos, o governador ressaltou que a situação "parece sob controle", mas não confirmou se adotará medidas restritivas nos próximos dias. "Tomaremos todas as decisões necessárias, não as decisões mais cômodas", disse.

Suíça

Por conta do recrudescimento da pandemia, a Campânia foi colocada pelo governo da Suíça em uma lista de países e zonas com alto risco de infecção pelo Sars-CoV-2.

A relação atualizada nesta sexta-feira também contém as regiões italianas da Sardenha e do Vêneto, que se juntam à Ligúria, incluída em 25 de setembro.

A lista vale pelo menos até 12 de outubro e determina que viajantes provenientes dessas zonas cumpram quarentena de 10 dias ao entrar na Suíça. Atualmente, a Itália contabiliza 338.398 casos e 36.083 mortes na pandemia do novo coronavírus. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade