PUBLICIDADE

Coronavírus

Contadores de histórias ajudam a entreter as crianças na web

Público infantil conta com diversas opções de lives para aproveitar durante a quarentena do coronavírus

24 mar 2020 - 06h11
(atualizado às 08h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Thayame Porto tem uma Kombi que ela usa para levar histórias para crianças sobretudo na periferia de Guarulhos. Trata-se de um projeto de sua Cia. Passarinho Contou que, nas últimas semanas antes do isolamento, estava também promovendo alguns encontros nas manhãs de domingo na Biblioteca Mário de Andrade. Agora a Kombi está guardada no bairro de Pimentas, em Guarulhos, e Thayame está com uma tia, no Bexiga. Num canto da casa dela, montou um pequeno cenário - e desde sábado está contando histórias por meio de lives no Instagram e no Facebook.

Quando veio a informação de que as aulas seriam suspensas como medida para evitar a disseminação do coronavírus, a internet foi inundada com dicas do que fazer com as crianças. As opções são abundantes, e com criatividade dá para ocupar parte das intermináveis horas de isolamento - no caso de crianças menores que não têm tarefa de escola ou não precisam assistir às aulas remotamente, o desafio é ainda maior (ou diferente).

E aqui entram os contadores de história de plantão que, como Thayame, desde a última semana estão não só dando uma mão para os pais que precisam trabalhar e não conseguem entreter os filhos o tempo todo, mas espalhando histórias que podem ajudar a ocupar a mente dos pequenos e a fortalecê-los neste momento.

"Sempre acreditei no poder acolhedor das histórias. Elas nos acolhem na alegria e na dor. Nos confortam, trazem esperança, autoestima, diversão, e possuem o poder de nos colocar em contato com o outro e, com nós mesmos", diz. Há 13 anos ela é contadora de histórias, e sempre usou como palco a sombra de uma árvore, a escadaria de uma viela, o meio de uma rua de lazer na periferia. "O fato é que o momento que vivemos na saúde pública, individual, do planeta, nos educa a um modo de vida desafiador para nós, brasileiros, que temos o corpo como canal de afetos. Essa angústia de não saber exatamente o que fazer me provocou, me desafiou a usar o que sempre esteve perto e eu nunca recorri por achar o contato humano tão precioso: o celular", conta Thayame.

Neste momento ela está aprendendo a usar a tecnologia em favor das histórias e os primeiros retornos, de mães, a inspiraram a continuar. Ela entra ao vivo diariamente às 11 h, no perfil @passarinho_contou do Instagram e em seu Facebook pessoal, lendo a história de um livro. Às 15 h, ela narra uma história de memória. Aos sábados, às 22h, ela planeja narração de conteúdo adulto.

Thayme deixou a Kombi da Cia. Passarinho Contou em casa e faz lives no Facebook e no Instagram
Thayme deixou a Kombi da Cia. Passarinho Contou em casa e faz lives no Facebook e no Instagram
Foto: Reprodução Facebook; thayame porto passarinha / Estadão Conteúdo

Há muitas outras opções, sempre com lives no Instagram. De Curitiba, Fafá Conta (@fafaconta), dona de um dos perfis mais populares, com 143 mil seguidores, entra ao vivo na segunda, quarta e sexta, às 10h30, e na terça e quinta, às 16h30. Os vídeos ficam disponíveis por 24 horas no Instagram, e sem prazo de validade no YouTube. Do Recife, Carol Levy (@carollevy) entra duas vezes por dia: antes do almoço, às 11h30, e antes de dormir, às 20 h.

A escritora Emília Nuñez (@maequele) conta suas histórias, e de outros escritores, às 11h. Entre outros perfis onde é possível ouvir histórias estão @cacandoestorias, @camila.genaro, @umcantoqueconta, @marinabastoshistorias, @marianebigio, @samaracontadora, @olubayoeducacao, @penelope_martins e @kiaraterranomundao.

Quem também aderiu à ideia foi o escritor best-seller Ilan Brenman, que começou sua carreira como contador de histórias. Ele fez duas lives na semana passada, para pais e filhos, outra na noite desta segunda, 23, e programa uma nova para quarta, 25,às 18h, no seu Instagram (ilan.brenman) em parceria com o psicólogo Rossandro Klinjey. O tema será Histórias também fortalecem o sistema imunológico das famílias, como isso acontece?

"As histórias são uma bússola para as crianças, um guia de crescimento, de amadurecimento, porque ensinam o seguinte: a vida é difícil, tem obstáculos, mas você vai conseguir. Tenha esperança, por mais que você se sinta inferior por ser pequeno o tempo passa, cresceremos e nos fortaleceremos. E como disse uma avó para uma neta em situação de perigo, isso num livro que indico para jovens e adultos (A Cinderela Chinesa, Adeline Yen Mah): " Minha neta, as histórias sempre serão um talismã contra o desespero", disse o escritor.

Outras opções de entretenimento infantil em casa

  • Shakespeare infantil

Especializada em fazer versões de obras de William Shakespeare para crianças, a Cia Vagalum Tum Tum teve adiada a estreia da sua temporada de Meu Reino Por Um Cavalo, no Teatro do Sesi-SP. O grupo já encenou O Príncipe da Dinamarca, baseado em Hamlet, e O Bobo do Rei, em Rei Lear. Enquanto a quarentena é necessária, o diretor Angelo Brandini decidiu levar cultura às casas das famílias publicando a íntegra de As Bruxas da Escócia, versão para Macbeth, clássico do autor inglês. Assista no YouTube do grupo: bit.ly/ciavagalume.

  • Mais peças de teatro

As crianças também podem se divertir com peças infantis no YouTube da Palavra Z Produções Culturais. A programação de quarta a domingo, que inclui teatro online para crianças, sai em publicações no Instagram (@palavra_z), com data e horário em que os espetáculos estarão disponíveis para o público. Nesta sexta, das 10 às 17 horas, Patrícia Piolho mostra a história de uma menina do interior que se muda para uma cidade grande e tem dificuldade para ser aceita na nova escola. Assista no YouTube em: bit.ly/palavra_z.

  • Contação com autora

Enquanto não podem encomendar os livros de Emília Nuñez, leitores mirins e suas famílias podem ouvir as histórias em contações no Instagram da autora (@maequele). Todos os dias, às 11 horas, ela faz uma transmissão ao vivo com um dos títulos, normalmente à venda no site meutibi.com.br - as encomendas estão suspensas, já que a empresa liberou todos os funcionários, incluindo os de estoque e envio de pedidos. Antes da contação, ela publica a sinopse da história do dia. Os vídeos ficam disponíveis por

24 horas no Instagram.

  • Contação com atriz

O Que Você Faz Com Um Problema, livro de Kobi Yamada, é mais do que indicado para mostrar às crianças como lidar com situações como a que estamos vivendo agora. Ele e O Caso de Bolinho, de Tatiana Belinky, já foram lidos pela atriz Flávia Scherner, a Fafá. De segunda a sexta, ela conta histórias e recita poesias ao vivo para a garotada no Instagram (@fafaconta) e no YouTube - segundas, quartas e sextas, às 10h30; terças e quintas, às 16h30. Os vídeos ficam no YouTube (bit.ly/fafa-conta) e podem ser vistos até 24 horas depois no Instagram.

  • Animação com música

Os personagens Isa, Toto, João Comilão, Toddy e Sara brincam e divertem os bem pequenos em animações com música no canal Totoykids. O novo vídeo Bateria de Panela mostra uma brincadeira que muita criança já fez: um batuque com colher de pau. Criada em 2014, nos Estados Unidos, pelos brasileiros André Vaz e Isaa Val, a empresa tem canal em português, inglês e espanhol, com cerca de 27 milhões de inscritos no total. Especialistas em educação e desenvolvimento infantil participam da produção de conteúdo. Veja: bit.ly/totoy-kids

  • Cordel infantil

Durante esse período de isolamento, a poeta e cordelista Mariane Bigio usa seu talento para animar a garotada com o projeto Quarentena Interativa, no canal que ela e a irmã, a musicista Milla Bigio, mantêm no YouTube. Independentemente das lives, o forte são os vídeos produzidos antes desse período; entre eles, O Romance do Homem da Meia-Noite com a Mulher do Dia. Além de divertida, a história apresenta às crianças as duas figuras tradicionais do carnaval e da cultura pernambucana. Assista no YouTube: bit.ly/contacordel.

Como brasileiros na Europa vivem isolamento por coronavírus:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade