Constrangimento ao vivo: atores comentam BBB 26 em programa ao vivo e reações viralizam
De Irene Ravache a Eduardo Moscovis, veteranos da dramaturgia não escondem choque e desinteresse ao serem confrontados com a baixaria do reality
A estratégia da TV Globo de integrar o elenco de suas novelas ao universo do BBB 26 tem rendido momentos, no mínimo, embaraçosos. Para muita gente, o reality é o promover a interação entre os produtos da casa, a emissora tem submetido atores veteranos a assistirem e comentarem cenas do reality em programas como o Mais Você, gerando situações de claro desconforto para artistas que admitem não acompanhar a atração.
O caso mais recente envolveu a atriz Irene Ravache. Durante sua participação no café da manhã de Ana Maria Braga para divulgar o filme (Des)controle, a veterana foi apresentada a um "barraco" pesado do confinamento, repleto de palavrões. Chocada com a agressividade das imagens, Irene não escondeu a surpresa: "Isso tudo foi ao ar?", questionou. Com sinceridade, ela admitiu ser uma completa leiga no assunto: "É a primeira vez que eu vejo BBB. Eu nunca tinha visto! Não tinha ideia do que era!".
Outro momento que deu o que falar envolveu o ator Eduardo Moscovis, atualmente em Três Graças. Ao responder sobre o programa, ele foi direto ao ponto, evidenciando o abismo entre parte da classe artística e o reality: "Ouvir, não tem como não, mas eu não vejo". As expressões de desconforto de outros atores, como Isis Valverde, ao assistirem cenas lamentáveis também se tornaram combustível para memes e críticas sobre a "exposição forçada" do elenco.
Não aguentei a cara da Isis Valverde aqui 😂 pic.twitter.com/snMPK2ntg2
— Ju ribe (@julianaribe) February 4, 2026
BBB x Artistas
Historicamente, o BBB enfrenta certa resistência entre atores veteranos, que muitas vezes veem o espaço da teledramaturgia ser reduzido pelo avanço dos reality shows. Ao forçar essa mistura no ao vivo, a Globo acaba expondo um descompasso que diverte a web, mas causa saias-justas no plim-plim. Além disso, artistas provenientes do BBB precisam provar que estão ali (na novela ou filme) por terem uma postura que vai além da fama a qualquer preço.
Na minha humilde opinião, oo Big Brother Brasil consolidou-se como o "chorume" da convivência humana. Opera sob uma lógica perversa: confinar indivíduos em um ambiente de hostilidade obrigatória onde o prêmio financeiro justifica qualquer meio. É o ápice de uma cultura que normaliza o voyeurismo da desgraça alheia em troca de entretenimento efêmero. Mas tem quem goste (e como tem). Como jornalista, não saber sobre é estar à deriva.