PUBLICIDADE

Confira dicas importantes na hora de escolher o modelo ideal de ar condicionado

Com as diversas opções disponíveis no mercado, é fundamental que os consumidores e profissionais da área entendam as características e vantagens de cada tipo de equipamento.

11 out 2023 - 09h13
Compartilhar
Exibir comentários

Em um cenário onde o conforto ambiental é primordial, a escolha da climatização ideal para edificações residenciais, industriais ou comerciais pode se tornar um desafio. A Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) destaca a importância de compreender as nuances entre diferentes tipos de sistemas de climatização.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

Com as diversas opções disponíveis no mercado, é fundamental que os consumidores e profissionais da área entendam as características e vantagens de cada tipo de equipamento.

"Um sistema mais robusto pode aumentar o valor de revenda da sua casa. Investir em um sistema de climatização é uma decisão significativa que varia com as necessidades individuais. Seja para uma residência ou um edifício comercial, entender suas opções pode ajudá-lo a fazer a escolha mais econômica e eficiente para suas necessidades", afirma Anderson Rodrigues, engenheiro e diretor da ASBRAV.

Você sabe, por exemplo, a diferença entre um sistema residencial, como mini split ou mini VRF, e um sistema de grande porte como água gelada e VRF comercial? Isso auxilia na escolha mais adequada para cada situação, resultando em eficiência energética, conforto e economia

Residencial

Anderson Rodrigues, engenheiro e diretor da ASBRAV explica que no ambiente residencial há dois tipos mais comuns de sistemas: Mini Split e Mini VRF.

O Mini Split tem o diferencial da simplicidade e baixo Custo. São sistemas simples, geralmente compostos por uma unidade interna que fornece ar frio ou quente e uma unidade externa que executa o ciclo de refrigeração. Geralmente são projetados para climatizar uma única área ou zona. É fácil de instalar e tem baixos custos de manutenção.

Já os modelos Mini VRF são capazes de servir várias zonas em uma residência. São mais flexíveis em termos de configuração e adaptação a diferentes ambientes. Acabam sendo mais caros do que os mini splits, porém mais eficientes em termos de energia para residências maiores.

Comercial

Para o uso comercial, os sistemas podem ser Água Gelada e VRF Comercial, conforme explica Anderson Rodrigues, engenheiro e diretor da ASBRAV.

O sistema de Água Gelada é voltado para grande Escala, geralmente presentes em hospitais, shoppings e fábricas: projetados para grandes edifícios comerciais ou industriais, todo o sistema é centralizado e serve várias zonas. Possui elevados custos iniciais e de manutenção, mas eficientes em grande escala.

Já o VRF Comercial, é similar ao Mini VRF, mas em escala maior. Entrega alta eficiência energética e flexibilidade em configurações. Possui alto custo inicial, mas eficiência energética pode equilibrar os custos operacionais a longo prazo.

A ASBRAV, como referência no setor, orienta a importância de considerar fatores como a área a ser climatizada, a demanda térmica do ambiente, o número de ocupantes e a utilização do espaço. Além disso, a escolha deve estar alinhada às características do projeto e às necessidades específicas de cada local.

A dica é investir em sistemas complexos para residências quando há alta demanda de climatização. Um sistema mais complexo pode ser mais eficiente em termos de energia, o que poderia compensar os custos iniciais. Também é importante se você precisa de controle preciso sobre as condições de temperatura em diferentes áreas.

*Com a informação ASBRAV/Marcelo Matusiak

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade