PUBLICIDADE

Previsão do tempo para o Rio de Janeiro na virada para 2019

Saiba todos os detalhes da temperatura e da chuva no RJ nos últimos dias de 2018

28 dez 2018 - 12h56
Compartilhar
Exibir comentários

Como vai ficar o tempo no Rio de Janeiro na virada para o novo ano? Esta é a pergunta que milhares de pessoas estão fazendo há vários dias. Afinal, a festa de ano novo na areia da praia da Copacabana é um dos maiores e mais bonitos eventos ao ar livre do planeta!

O que muita gente não sabe é que, para os meteorologistas, esta é uma das previsões mais delicadas e importantes do ano! É uma previsão difícil pela dimensão do evento envolvendo milhares de pessoas ao ar livre. Além da previsão de chuva/não chuva e da temperatura, o meteorologista também se preocupa com condições para a dispersão de poluentes, pois uma situação desfavorável pode fazer com que a fumaça dos fogos não se disperse adequadamente e fique concentrada na praia, incomodando bastante as pessoas e atrapalhando a apreciação do espetáculo dos fogos de artifício.

Último fim de semana de 2018

Para o último fim de semana de 2018, a previsão é de predomínio de sol e muito calor no Grande Rio. Não deve chover na cidade do Rio e nem na maioria das áreas do Grande Rio. Alguns locais na Baixada Fluminense podem ter pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, com moderada a forte intensidade.

As regiões de Angra dos Reis e de Paraty também devem ficar só com o sol no último fim de semana de 2018. As outras regiões do estado do Rio de Janeiro terão predomínio de sol pela manhã, mas ficam sujeitas a pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser fortes. A chuva deve ser mais frequente e volumosa no Norte/Noroeste Fluminense.

Virada para 2019

No dia 31 de dezembro de 2018, a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera vai aumentar as áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste de forma geral. Por isso, as condições para chuva serão maiores sobre o estado do Rio de Janeiro.

O sol vai aparecer forte por várias horas e vai dar muita praia no último dia de 2018. Mas com o calor intenso e a formação de algumas áreas de instabilidade, tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite para a maioria das regiões fluminenses. Estas pancadas não devem se prolongar por muitas horas, mas podem ser moderadas a fortes especialmente na Região Serrana e nas áreas de divisa com o Minas Gerais e com o Espírito Santo.

No Grande Rio, o sol vai aparecer por várias horas e o calor à tarde será intenso, de quase 40°C à sombra. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer entre o meio da tarde e o começo da noite, mas só em alguns locais e serão de curta duração. Porém, algumas destas pancadas podem ser moderadas a fortes e com raios. Não há expectativa de que chova de forma generalizada.

Na cidade do Rio, a chuva que ocorrer será só em alguns bairros e não deve se prolongar pela noite. A partir das 22 horas, na hora da virada para o ano de 2019 e na madrugada do primeiro dia de 2019, o tempo deve ficar firme na cidade do Rio de Janeiro, com algumas nuvens, mas sem ameaça de chuva. A noite será quente. Veja como fica a temperatura no Rio de Janeiro nos próximos dias.

Ventos e dispersão de poluentes

Na noite do dia 31 de dezembro de 2018, o vento deve soprar fraco a moderado no Rio de Janeiro, entre 5 km/h e 20 km/h, com rajadas de até 25 km/h, variando entre as direções leste e nordeste.

As condições meteorológicas devem ajudar a dispersar a fumaça dos fogos.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade