PUBLICIDADE

Ophelia ameaça Reino Unido

Furacão avança para Europa nos próximos dias

13 out 2017 - 14h37
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Climatempo

Imagem realçada do satélite Meteosat das 15Z do dia 13 de outubro de 2017. Fonte: NOAA

Na última quarta-feira Ophelia se tornou o décimo furacão do Atlântico da temporada 2017. Com isso 2017 se tornou o primeiro ano em mais de um século com pelo menos 10 tempestades alcançando a força de furacão em sequência (tal fato não ocorria desde o ano de 1893 - NOAA).  Veja na tabela a seguir as tempestades que em 2017 chegaram a ser classificadas como furacão:

Foto: Climatempo

Além de quebrar o recorde, Ophelia também chama atenção devido a sua trajetória incomum. Por ter se formado mais ao norte, o furacão Ophelia não está sob influência dos ventos alísios, que são os ventos responsáveis por carregar os sistemas de leste para oeste.  Ophelia está sob influência da corrente de jato, que sopra de oeste para leste, o que faz com que a trajetória dessa tempestade seja em direção à Europa nos próximos dias. 

Foto: Climatempo

Trajetória prevista para o furacão Ophelia - Fonte: NHC-NOAA

Ao se deslocar para nordeste, Ophelia deverá começar a interagir com águas mais frias, com isso deverá perder rapidamente suas características de furacão e rapidamente se tornar um ciclone extratropical. Mas isso não significa que o dano que esse sistema provocará na região será menor: ventos fortes, chuva intensa e mar muito agitado estão sendo previstos, principalmente para a Irlanda. Na imagem a seguir é apresentada a previsão do modelo europeu ECMWF para intensidade do vento (em nós) para tarde de segunda-feira, dia 16 de outubro. Como é possível observar, áreas da Irlanda deverão ser atingidas por ventos superiores a 40 nós (aproximadamente 74 km/h).

Foto: Climatempo

Previsão da intensidade do vento 18Z do dia 16 de outubro de 2017. Modelo europeu ECMWF

Na imagem a seguir é apresentada a previsão de altura significativas das ondas, também previstas pelo modelo europeu, para a noite de segunda-feira. Os tons em vermelho indicam as áreas com os maiores valores previstos de altura do mar. Como é possível observar, entre a Irlanda e o Reino Unido estão sendo previstas ondas entre 25 e 30 pés, que corresponde a valores entre 7,6m e 9,1m.

Foto: Climatempo

Previsão de altura de ondas para as 00Z do dia 17 de outubro de 2017. Modelo europeu ECMWF

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade