PUBLICIDADE

A grande nevada de meados julho de 2017 nos Andes

A cordilheira deixa o Chile úmido e a Argentina seca

27 jul 2017 - 23h14
(atualizado em 28/7/2017 às 10h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Julho de 2017 será lembrado na América do Sul pela excepcional frente fria do começo da segunda quinzena do mês. O frio provocado pela massa polar desta frente fria bateu o recorde histórico de temperatura em Bariloche, tradicional polo turístico de inverno na Argentina. O serviço nacional de meteorologia da Argentina registrou 25,4°C abaixo de zero. A enorme quantidade de neve que caiu sobre a região interrompeu o tráfego aéreo e terrestre.

Santiago, capital do Chile, amanheceu branca no dia 15 de julho por uma grossa camada de neve, que não caía assim por lá há mais de 10 anos.

Essa intensa onda de frio depois chegou ao Brasil e também provocou precipitações de inverno na Região Sul e muito frio. Foi durante a passagem desta massa de ar polar que Bom Jardim da Serra (SC) registrou 8,8°C abaixo de zero, pela medição do Epagri-Ciram.

A imagem de satélite capturada no dia 17 de julho pelo satélite Terra/MODIS, da NASA, revelou a fantástica cobertura de neve que ficou sobre a cordilheira dos Andes em meados de julho de 2017. Esta é imagem em alta resolução, obtida a 500 metros acima da superfície e em cores reais. A presença da cordilheira dos Andes determina o clima em diversas áreas da América do Sul, incluindo o Brasil. Note os tons de verde da vegetação do Chile, onde o ar tem muita umidade, e os tons de marrom da secura da Argentina. O ar que desce pelas encostas dos Andes para a Argentina chega seco.

 

Foto: Climatempo

Neste detalhe da imagem é possível ver o reservatório de água para geração de energia Ezequiel Ramos Mexia. Este reservatório responde por 5% da energia gerada na Argentina.

Foto: Climatempo

Neste outro detalhe é possível ver os "salares" que são lagos de sal! O lago Salinas Grandes fica a cerca de 4 mil metros de altitude e tem mais de 8 mil quilômetros quadrados e fica entre as províncias de Salta e Jujuy, no noroeste da Argentina. Os salares, ou salinas, são regiões de extração de sal.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade