PUBLICIDADE

Amazônia: Noruega reduz pagamento ao Brasil por desmatamento

8 dez 2017 - 17h13
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Eco Desenvolvimento

A Noruega reduziu os pagamentos anuais que faz para o Brasil proteger a floresta amazônica em 60%, para US$ 42 milhões, devido a uma elevação do desmatamento em 2016, mas elogiou os sinais de que a destruição diminuiu neste ano, disse o Ministério do Meio Ambiente norueguês nesta sexta-feira.

Os pagamentos anuais são parte de um programa de longo prazo de bilhões de dólares para conter a redução da floresta tropical amazônica e com isso frear o aquecimento global. As florestas são depósitos gigantescos de dióxido de carbono, o principal gás de efeito estufa produzido pelo homem, mas estão sendo desmatadas para a venda de madeira e para abrir caminho para fazendas.   

A Noruega pagou 350 milhões de coroas, o equivalente a US$ 42,16 milhões, pelo desempenho brasileiro em 2016, informou o ministério. Os pagamentos foram reduzidos em cerca de 60%, tendo por base a média de 925 milhões de coroas pagas no período 2009-2016.   

"Quando o desmatamento sobe, os pagamentos baixam", disse o ministro do Meio Ambiente, Vidar Helgesen, em um comunicado. "Estou, porém, satisfeito de notar que as cifras iniciais do desmatamento de 2017 mostram uma redução. Se confirmado, isso levará a pagamentos maiores no ano que vem", disse.   

Em junho a Noruega alertou o presidente Michel Temer, durante uma visita, a respeito do corte nos pagamentos. O país, que lucra muito com o petróleo e o gás natural produzidos no Mar do Norte, é o maior doador estrangeiro envolvido na proteção de florestas tropicais, do Brasil à Indonésia.

O desmatamento na Amazônia subiu para 7.989 quilômetros quadrados no período anual encerrado em julho de 2016, ante 6.207 quilômetros quadrados em 2015.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade