PUBLICIDADE

Equinócio de outono marca início da estação no hemisfério sul

Estação começa oficialmente às 13h57 desta quinta-feira; o dia e a noite terão exatamente a mesma duração hoje, 12 horas

20 mar 2014 - 09h24
(atualizado às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários
No momento do equinócio, a luz solar incide de igual maneira sobre o hemisfério norte e sobre o hemisfério sul
No momento do equinócio, a luz solar incide de igual maneira sobre o hemisfério norte e sobre o hemisfério sul
Foto: Wikimedia

O outono começa no hemisfério sul nesta quinta-feira. No Brasil, a estação inicia oficialmente às 13h57. A chegada do outono ocorre no dia em que acontece o fenômeno chamado Equinócio de Outono.

Equinócio é o momento em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões próximas à Linha do Equador. A palavra tem origem na junção de dois termos latinos aequus (igual) e nox (noite). Em dias de equinócio, o dia e a noite, portanto, tem exatamente a mesma duração: 12 horas. O equinócio de outono acontece em março, no Hemisfério Sul, e em setembro, no Hemisfério Norte, e é oposto ao equinócio de primavera.

No momento do equinócio, a luz solar incide de maneira igual sobre o hemisfério norte e sobre o hemisfério sul. O fenômeno, também conhecido como Ponto Libra, acontece no hemisfério que transita do verão para o outono e o equinócio de primavera (ou Ponto Vernal) acontece no hemisfério que passa do inverno para a primavera.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade