Um planeta acaba de desaparecer: telescópio Hubble capturou violento evento cósmico que muda tudo
O que parecia um exoplaneta reflexivo era, na verdade, um fenômeno cósmico devastador
Investigar o universo além do Sistema Solar como o conhecemos às vezes traz mais perguntas do que respostas. A busca por exoplanetas tem revelado descobertas tão diferentes do que conhecemos que se tornam fascinantes. Assim, há mais de uma década, o telescópio espacial Kepler identificou o Kepler-16b, um planeta com "dois sóis" à la Tatooine de Star Wars, e o telescópio James Webb descobriu um mundo fervente de lava que, paradoxalmente, é mais frio do que a teoria indica.
No processo de investigação do universo, pode-se testemunhar o desaparecimento de um planeta, como o observado pelo Hubble da NASA.
Primeiro, detectaram um ponto de luz brilhante e presumiram que fosse um planeta coberto de poeira, onde o brilho de sua estrela era refletido. Em seguida, o objeto desapareceu e uma fonte brilhante diferente apareceu nas proximidades. Eventualmente, essa equipe internacional de pesquisadores percebeu que não estavam vendo planetas: a luz vinha de detritos incandescentes gerados por colisões violentas, como publicaram posteriormente na revista Science.
Colisão que muda tudo
Em suas observações, eles registraram dois impactos diferentes e muito poderosos que geraram grandes quantidades de poeira no mesmo sistema planetário, o que representa uma grande oportunidade para entender como os planetas se formam e de que tipo de materiais são compostos. Sua principal hipótese: eles vislumbraram não um, mas dois eventos extremamente raros: uma (ou duas) colisão de planetesimais, ou seja, uma ...
Matérias relacionadas
Dodô brasileiro? Ave descoberta na Amazônia não tem medo de humanos e tem canto e plumagem únicas
Os animais de estimação estão substituindo os filhos? Um estudo sugere justamente o contrário