Problema médico leva Nasa a antecipar retorno de astronautas da ISS
Agência interromperá pela 1ª vez uma missão por motivos de saúde de um tripulante
Quatro astronautas retornarão da Estação Espacial Internacional (ISS) mais de um mês antes do previsto devido a um problema de saúde apresentado por um dos tripulantes, cujo nome não foi divulgado.
A Nasa, agência espacial americana, afirmou que o astronauta está em condição estável, mas não forneceu detalhes sobre a natureza do problema médico. Esta será, no entanto, a primeira vez na história da ISS que uma missão é interrompida no meio do caminho por questões de saúde.
O diretor médico da Nasa, James Polk, informou que o tripulante afetado não receberá tratamento especial durante a viagem de retorno, ressaltando que ele se beneficiaria mais se fosse avaliado em solo terrestre.
"Temos um conjunto muito robusto de equipamentos médicos a bordo da ISS, mas não dispomos da mesma infraestrutura que temos em um pronto-socorro, por exemplo, para realizar uma avaliação completa de um paciente", explicou Polk.
A reentrada está prevista para os próximos dias, embora a Nasa ainda não tenha definido uma data exata. Como não se trata de uma emergência, os procedimentos normais serão seguidos, com a espaçonave Dragon Endeavour, da SpaceX, realizando um pouso no Oceano Pacífico, próximo à costa da Califórnia, nos Estados Unidos.
A tripulação da missão Crew-11 é composta por Zena Cardman, Mike Fincke, Oleg Platonov e Kimiya Yui. Os quatro partiram para a ISS em 1º de agosto e tinham previsão de retorno para o final de fevereiro, após a chegada da Crew-12, marcada para 15 de fevereiro. .