Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Uma nova espécie humana? Fóssil lendário está obrigando cientistas a repensarem as origens da humanidade

O "Pé Pequeno"

6 jan 2026 - 15h36
(atualizado em 6/1/2026 às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Um dos achados arqueológicos mais significativos da história está forçando a comunidade científica a redesenhar a árvore genealógica da humanidade. O esqueleto apelidado de "Pé Pequeno" (Little Foot), descoberto na África do Sul, pode não pertencer a nenhuma espécie conhecida de Australopithecus, representando, na verdade, um ramo inédito de nossos ancestrais.

A descoberta, liderada por pesquisadores da Universidade La Trobe (Austrália) e da Universidade de Cambridge, questiona décadas de suposições sobre a diversidade humana primitiva no sul da África, entre 3 milhões e 1,95 milhão de anos atrás.

Por que o "Pé Pequeno" é tão especial?

Formalmente catalogado como StW 573, o Pé Pequeno é o esqueleto de hominídeo antigo mais completo já encontrado na história da paleoantropologia. Sua escavação nas cavernas de Sterkfontein levou 20 anos de trabalho meticuloso devido à fragilidade dos ossos incrustados em rocha sólida.

Inicialmente, acreditava-se que ele pertencia a espécies já catalogadas, como o Australopithecus africanus ou o Australopithecus prometheus. No entanto, a nova análise publicada no American Journal of Biological Anthropology (link no primeiro parágrafo) revela que o fóssil possui uma combinação única de características físicas que não se encaixa em nenhum desses grupos.

Reformulando a árvore genealógica

A pesquisa sugere que a diversidade de hominídeos na África era muito maior do que se imaginava. O Dr. Jesse Martin, líder do estudo, afirma que é "comprovadamente ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Um Olaf robô movido por IA: a Disney aposta na nova era da robótica

O problema não é encontrar vírus, é que eles são inéditos: descoberta em orcas do Caribe surpreende a ciência"

Micróbios mais resistentes da Terra agora possuem um grande utlidade: eles podem ser a chave para construirmos casas em Marte

Buraco na Camada de Ozônio de 2025 é um dos menores da história e confirma tendência de recuperação

Além das dificuldades: pontos fortes do TDAH são a chave para uma melhor saúde mental, afirmam especialistas

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade