Um Olaf robô movido por IA: a Disney aposta na nova era da robótica
A empresa vem há anos trabalhando em novas formas de fazer com que seus personagens ganhem vida em seus parques
Por décadas, a Disney vem dando vida a seus personagens por meio da animatrônica, uma parte já clássica de seus parques temáticos. No entanto, há algum tempo, a empresa vem trabalhando para ir além, com a ajuda dos mais recentes avanços em robótica e IA, para que a experiência se torne ainda mais autêntica. Recentemente, foi anunciado que Olaf, o pequeno boneco de neve da franquia Frozen, chegará aos seus parques como o primeiro personagem robótico totalmente autônomo.
Como a empresa anunciou, Olaf estreará nos parques de Hong Kong e Paris em 2026. O interessante é que aqui não estamos falando de um simples robô, mas de uma máquina que passou por aprendizado por reforço e utiliza os mais recentes avanços em robótica para replicar com precisão os movimentos do personagem.
Um cenário controlado
A robótica que convive conosco para além da experimentação esteve tradicionalmente ancorada em objetivos funcionais e concretos, desde robôs industriais até quadrúpedes que atravessam terrenos complexos. A Disney sabe que existe um nicho em que pode aproveitar as capacidades dessa tecnologia para "dar vida" a seus personagens e, como não poderia deixar de ser, continuar vendendo ingressos para seus parques.
Nesse sentido, os parques temáticos se tornam cenários perfeitos para a experimentação e o desenvolvimento de robótica avançada, já que são ambientes controlados onde os robôs podem interagir com milhares de pessoas todos os dias, aprender com essas interações e aperfeiçoar seus ...
Matérias relacionadas
Você adormece em menos de cinco minutos? Não é "superpoder", e sim um sinal de alerta do seu cérebro
Experimentos com animais: a ciência ainda não tem um plano B