Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O problema não é encontrar vírus, é que eles são inéditos: descoberta em orcas do Caribe surpreende a ciência"

Tudo indica que ele infectou até mesmo ancestrais desses animais

7 jan 2026 - 14h30
(atualizado em 7/1/2026 às 11h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Um estudo internacional liderado pela Universidade Estadual do Arizona (ASU) e divulgado em janeiro de 2026 revelou uma camada oculta da vida marinha. Através de sequenciamento genético avançado, pesquisadores identificaram dois vírus nunca antes vistos em baleias-piloto e orcas na região do Caribe.

Batizados de circovírus shofin e circovírus orcin, esses patógenos ampliam a lista de vírus conhecidos que infectam vertebrados marinhos e sugerem que a relação entre esses gigantes do mar e o mundo viral é muito mais antiga do que se imaginava.

A anatomia de uma descoberta viral

Os pesquisadores analisaram amostras de tecido arquivadas de animais mortos utilizando tecnologia de alto rendimento. O que encontraram foram sete genomas completos de circovírus, um grupo de vírus conhecidos por serem pequenos e possuírem genomas circulares.

A descoberta chamou a atenção por características físicas únicas: a camada externa desses vírus possui "alças" na superfície (especialmente a alça EF) que são quase duas vezes maiores que as encontradas em circovírus terrestres comuns.

Vale ressaltar que análise genética mostrou que os vírus encontrados nesses cetáceos formam um grupo familiar próprio, indicando uma linhagem evolutiva separada dos vírus que infectam animais terrestres.

Vírus podem ter afetado ancestrais desses animais

A composição genética desses vírus sugere que eles podem ter infectado os ancestrais das baleias e orcas modernas desde o início de sua história evolutiva. No entanto, o...

Veja mais

Matérias relacionadas

Bebês sob encomenda? Startups americanas vendem testes genéticos para escolher embriões por aparência, inteligência e até personalidade, reacendendo debate sobre eugenia

Você adormece em menos de cinco minutos? Não é "superpoder", e sim um sinal de alerta do seu cérebro

Experimentos com animais: a ciência ainda não tem um plano B

Parecia um assalto comum, mas não era: a polícia recuperou o computador roubado da USP e tese de espionagem industrial ganha força

Um Olaf robô movido por IA: a Disney aposta na nova era da robótica

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade