Vídeo de panelaço em São Paulo é de 2020, e não 2025
POSTAGENS ALEGAM QUE MANIFESTAÇÃO OCORREU DURANTE PRONUNCIAMENTO DE LULA EM REDE NACIONAL, MAS GRAVAÇÃO FOI PUBLICADA CINCO ANOS ATRÁS
O que estão compartilhando: vídeo que mostraria um panelaço contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, durante o pronunciamento do petista em rede nacional.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. A gravação não é recente e foi registrada em março de 2020. Na realidade, o panelaço mostrado no vídeo foi uma manifestação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de covid-19.
Saiba mais: nesta quinta-feira, 17, Lula fez um pronunciamento em rede nacional e voltou a criticar o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.
Após o pronunciamento, viralizou nas redes sociais um vídeo de um panelaço na capital paulista. As postagens atribuem a manifestação a opositores e críticos do petista, que teriam protestado durante o depoimento oficial do presidente.
No entanto, a gravação que circula como se fosse recente é, na realidade, de 2020. O vídeo foi publicado pelo Estadão em 17 de março daquele ano, sinalizado como um panelaço contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
À época, o jornal noticiou que protestos foram registrados em ao menos doze bairros da capital paulista: Bela Vista, Barra Funda, Campos Elíseos, Consolação, Higienópolis, Jardins, Perdizes, Pinheiros, Pompéia, Praça Roosevelt, Santa Cecília, Vila Madalena e Vila Romana. Panelaços também ocorreram em Brasília e no Rio de Janeiro.
O contexto das manifestações era relacionado à pandemia do coronavírus. O então presidente havia ignorado a orientação de ficar em isolamento até refazer testes de covid-19 e cumprimentou apoiadores que faziam um ato a favor do governo em Brasília.
O Verifica encontrou postagens que convocaram um panelaço durante o pronunciamento de Lula desta quinta-feira. No entanto, não há registros na imprensa de grandes manifestações motivadas pelo depoimento do petista em rede nacional.
Leia outras checagensBrasil não tem taxa de importação de 100%; alíquota varia com os produtos
Trump quer acabar com Pix? Entenda quais os limites da investigação dos EUA sobre práticas do Brasil
Vídeo mostra cédula simbólica, não nova moeda dos Brics
Como lidar com postagens do tipo: para investigar a postagem analisada, a reportagem recorreu à busca reversa de imagens. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a descobrir se uma determinada mídia já foi compartilhada antes na internet, em quais sites e em qual contexto. Foi dessa maneira que o Verifica identificou que o vídeo compartilhado foi publicado há cinco anos. Veja aqui o passo a passo de como fazer a busca.