Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Sala de TV: Com Caique Aguiar, Sala de TV repercute a final de ‘A Fazenda 17’

Vídeo de policiais em casa de Moraes foi gerado com IA

PUBLICAÇÃO SIMULA NOTÍCIA SOBRE ATAQUES E SANÇÕES CONTRA MINISTRO COM IMAGENS GERADAS DIGITALMENTE

19 dez 2025 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo noticia que policiais teriam sido acionados para ir à casa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar a ocorrência de tiros contra um carro. Além disso, o conteúdo afirma que o presidente Donald Trump considera punir novamente o magistrado com a Lei Magnitsky.

Vídeo de policiais em residência de Moraes foi gerado com IA
Vídeo de policiais em residência de Moraes foi gerado com IA
Foto: Reprodução/Redes Sociais / Estadão

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso. O vídeo que mostra agentes e carros da Polícia Federal foi gerado com inteligência artificial. Não há registro de que a casa de Moraes tenha sido alvo de um ataque. Trump retirou, em 12 de dezembro, o ministro da lista de sancionados pela Lei Magnitsky e não há comunicado oficial ou informações confiáveis de que o governo americano tenha optado por uma reinclusão.

Saiba mais: O Verifica submeteu o vídeo que simula um plantão de jornal no site Hive Moderation, que analisa o uso de inteligência artificial na geração de imagens. A ferramenta indicou 98,9% de probabilidade de o conteúdo ter sido criado digitalmente.

Além disso, as imagens possuem erros nos carros da Polícia Rodoviária Federal, com uma logo diferente da oficial da corporação e símbolos sem significado.

A busca por notícias sobre notícias a respeito de uma ocorrência policial na casa do ministro não retornou resultados.

Moraes foi retirado da lista da Magnitsky

O vídeo gerado com IA afirma que Trump considera reinserir o ministro do STF na lista da Lei Magnitsky. Contudo, não há informações do governo americano ou da imprensa profissional sobre isso.

Alexandre foi retirado, em 12 de dezembro, do conjunto de sancionados pela lei criada para punir estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos. A decisão também abarcou a advogada Viviane Barci, esposa de Moraes, e o Instituto Lex, empresa mantida pelo casal.

No site de sancionados do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), do Departamento do Tesouro dos EUA, não consta o nome de Moraes.

Com a revogação das punições, deixam de valer para o ministro as restrições de bloqueio de bens e propriedades nos EUA ou transações financeiras. Também não se aplica mais a limitação de acesso a serviços ou sanções às empresas ligadas a Moraes.

Todavia, o magistrado continua proibido, junto a outros seis ministros do STF, de entrar nos Estados Unidos, por determinação do governo Trump.

Como lidar com posts do tipo: É comum que publicações desinformativas usem inteligência artificial para forjar notícias nas redes sociais. O ministro Alexandre de Moraes também é constantemente alvo de informações falsas na internet. Antes de acreditar, busque por publicações oficiais ou reportagens da imprensa profissional.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade