Polícia Civil do PR descarta mortes por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol; entenda
INVESTIGAÇÃO APONTA QUE VÍTIMAS INGERIRAM PRODUTOS QUE NÃO SÃO DESTINADOS AO CONSUMO HUMANO, COMO SOLVENTE E ETANOL DE POSTO
A Polícia Civil do Paraná descartou a adulteração de bebidas alcoólicas por metanol no Estado. A informação foi divulgada pela SBT do Paraná e levantou dúvidas nas redes sociais. Isso porque, no último mês, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná havia confirmado duas mortes por intoxicação da substância.
Os dados mais recentes da secretaria apontam que o Estado tem seis casos confirmados por intoxicação de metanol. Destes, três resultaram em óbito. O que a investigação da Polícia Civil descobriu é que essas mortes não têm relação com bebidas alcoólicas adulteradas, mas sim ingestão de produtos impróprios para consumo humano.
A reportagem da SBT Paraná explicou que dois óbitos estão relacionados com o consumo de solvente e álcool combustível, que podem conter metanol. Veja abaixo.
Na quarta-feira, 5, o Ministério da Saúde atualizou o número de casos confirmados de intoxicação por metanol no País (veja aqui e aqui). Ao todo, são 60 casos confirmados e 47 em investigação. São Paulo é o Estado com maior concentração de casos: são 47 confirmados.
Além de São Paulo, o Ministério da Saúde divulgou que seis casos foram confirmados no Paraná, cinco em Pernambuco, um no Mato Grosso e um no Rio Grande do Sul. Ainda segundo o órgão, o Brasil teve 15 óbitos confirmados: nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco.
À reportagem, a Secretaria de Saúde do Paraná detalhou que, dos seis casos confirmados, quatro foram em Curitiba, um foi em Almirante Tamandaré e outro em Foz do Iguaçu. Como mencionado pelo boletim do Ministério da Saúde, três destes casos resultaram em óbito.
A Polícia Civil do Paraná disse ao Verifica que "as análises periciais realizadas em amostras de bebidas coletadas durante as investigações descartaram a presença de metanol".
Como mostrou a reportagem da SBT do Paraná, as substâncias ingeridas pelas vítimas, como solvente e etanol de posto de gasolina, podem conter metanol. O que a investigação concluiu, portanto, é que, até o momento, não há indícios de contaminação por metanol em bebidas alcoólicas comercializadas no Paraná.
Entenda o que são distribuidores homologados de bebidas
Não é verdade que 30% das bebidas destiladas vendidas no Brasil sejam falsificadas
Este texto foi produzido a partir de uma parceria entre Estadão Verifica e Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) para combater a desinformação sobre esse setor da indústria e reforçar o papel do jornalismo profissional. A iniciativa visa desmentir rumores infundados e conscientizar o público sobre os impactos negativos da desinformação.