Foto de suspeito de assassinar Charlie Kirk é adulterada para mostrar camiseta com apoio a Trump
EM IMAGEM VERDADEIRA, TYLER ROBINSON USAVA CAMISETA LISA; AINDA NÃO SE SABE QUAL A MOTIVAÇÃO PARA O ATENTADO CONTRA O INFLUENCIADOR CONSERVADOR
O que estão compartilhando: foto de Tyler Robinson, suspeito de ter assassinado a tiros o influenciador conservador Charlie Kirk, vestido com uma camiseta em apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Uma foto de Robinson vestindo uma camiseta bordô lisa foi alterada digitalmente para incluir o nome do presidente dos Estados Unidos. Até o momento, não é possível confirmar o posicionamento político do jovem. De acordo com registros eleitorais, o suspeito não era filiado a um partido político nem votou nas últimas eleições norte-americanas.
Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu ao ferimento.
Robinson foi preso no dia seguinte, perto de St. George, onde cresceu. De acordo com as investigações, ele confessou o crime à sua parceira amorosa por mensagem de texto. A amostra de DNA encontrada no gatilho da arma correspondia a Robinson, de acordo com o promotor do condado de Utah, Jeff Gray.
As autoridades não revelaram um motivo claro para o ataque. Gray disse que Robinson escreveu em uma mensagem de texto sobre Kirk à parceira: "Eu já estava cansado do ódio dele. Certo ódio não dá para negociar".
A foto falsa também foi alvo de checagem do Fato ou Fake, da AFP e da Reuters.
Este não é o único boato a respeito da morte de Kirk. Recentemente o Verifica mostrou que não há registro de que Mick Jagger tenha se pronunciado sobre morte do influenciador.