PUBLICIDADE

Casa Branca diz que Trump jamais entregará declarações de renda

7 abr 2019 - 16h28
(atualizado em 8/4/2019 às 05h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Trump é o primeiro presidente americano desde Richard Nixon que se recusa a divulgar sua situação fiscal. Nesta semana, comissão do Congresso pediu que a Receita Federal do país divulgue declarações.A Casa Branca disse neste domingo (07/04) que o presidente Donald Trump "jamais" entregará suas declarações de impostos a seus adversários democratas, apesar de um pedido apresentado por uma comissão parlamentar do Congresso.

Comissão do Congresso controlada pela oposição democrata pediu que Receita divulgue declarações entregues por Trump nos últimos seis anos
Comissão do Congresso controlada pela oposição democrata pediu que Receita divulgue declarações entregues por Trump nos últimos seis anos
Foto: DW / Deutsche Welle

Trump é o primeiro presidente americano desde Richard Nixon (1969-1974) que se recusa a divulgar sua situação fiscal.

Os democratas aproveitaram sua maioria na Câmara de Representantes para exigir do Tesouro americano na quarta-feira as seis últimas declarações de impostos do presidente americano.

Questionado, num programa do canal Fox News, sobre se os democratas vão obter as declarações, o chefe de gabinete de Trump, Mick Mulvaney, respondeu: "Jamais! E eles não precisam acessá-las".

"É uma questão que já foi debatida durante a eleição presidencial de 2016", disse Mulvaney.

Ele também acusou os democratas de quererem "atenção" com a iniciativa do presidente da Comissão de Levantamento e Fiscalização de Fundos do Congresso, Richard Neal, que pediu às autoridades fiscais as declarações de impostos de Trump dos últimos seis anos.

"Os eleitores sabiam que o presidente poderia ter apresentado suas declarações de impostos, sabiam que ele não havia feito isso e eles o elegeram igualmente e, é claro, é isso que deixa os democratas loucos", acrescentou.

Para justificar seu pedido, os democratas da Câmara dizem que querem ver como a Receita Federal dos EUA (IRS), que é ligada ao Departamento do Tesouro, realiza a inspeção das declarações do presidente.

O advogado pessoal de Donald Trump, Jay Sekulow, também disse à televisão ABC que a justificativa da comissão "não tem sentido nenhum".

"Podiam perguntar ao IRS que trabalho fazem, quais são os procedimentos de inspeção fiscal. A ideia de que se pode usar o IRS como arma política é incorreta do ponto de vista do Direito e da Constituição", disse.

A acusação de que o pedido é uma manobra política foi refutada por um dos membros da comissão, o democrata Ben Ray Lujan.

Em declarações à Fox, o deputado frisou que "na história recente não foi preciso pedir as declarações de impostos a nenhum presidente" porque "todos eles as divulgaram voluntariamente".

"Trump prometeu, quando era candidato, que divulgaria as suas declarações de impostos. Uma vez eleito [...], recusou fazê-lo", disse.

JPS/efe/lusa

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade