Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: motoristas de vans protestam contra decreto no Rio

17 abr 2013 - 10h15
(atualizado às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Motoristas de vans se reuniram na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na última terça-feira, em busca de apoio contra decreto que restringe a circulação de vans pela cidade</p>
Motoristas de vans se reuniram na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na última terça-feira, em busca de apoio contra decreto que restringe a circulação de vans pela cidade
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Um grupo de cerca de 150 motoristas se reuniu, na tarde da última terça-feira, em frente à Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, em busca de apoio contra o decreto que proibiu a circulação de vans em 11 bairros da zona sul da cidade.

De acordo com a Câmara, a intenção do grupo era pressionar a aprovação de um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Jefferson Moura (Psol), que revogaria o atual decreto. O projeto já foi apresentado à mesa diretora, e a expectativa é de que ele seja publicado ainda esta semana no Diário Oficial.

O grupo se dirigiu à galeria do plenário, mas a sessão não aconteceu por falta de quórum. Uma reunião fechada entre representantes dos motoristas e autoridades ocorreu no local. A assessoria de imprensa da Câmara não soube informar, no entanto, o resultado do encontro.

Desde segunda-feira, a circulação de vans que compõem o sistema de transporte alternativo da cidade está proibida nos bairros de Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea e São Conrado. Nesses dois últimos bairros, poderão seguir operando as vans que têm autorização para as regiões das favelas da Rocinha e do Vidigal.

A próxima região a ser impactada pela restrição à circulação de vans será o Centro, mas não há data definida para a implementação da medida, segundo o prefeito.

Aproximadamente 6 mil vans e kombis regularizadas circulam pela capital fluminense. Estima-se que haja um mesmo número operando de forma ilegal. O sindicato que contempla os representantes do sistema de transporte alternativo no Rio anunciou que vai contestar a medida da prefeitura na Justiça.

O decreto do prefeito Eduardo Paes foi publicado na última quinta-feira, poucas semanas após um casal de turistas ter sido alvo de violência ao entrar em uma van em Copacabana. Uma jovem americana sofreu estupro coletivo, e seu namorado francês foi espancado.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade