Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RJ: vans são proibidas de circular em 11 bairros da zona sul

Proibição começa a entrar em vigor na manhã desta segunda-feira e atinge bairros como Ipanema, Leblon e Copacabana

15 abr 2013 - 06h02
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Vans são proibidas de circular em 11 bairros da zona sul do Rio de Janeiro
Vans são proibidas de circular em 11 bairros da zona sul do Rio de Janeiro
Foto: Daniel Ramalho / Terra

A restrição à circulação de vans na zona sul do Rio de Janeiro começa a valer a partir desta segunda-feira. Os veículos que compõem o sistema de transporte alternativo da cidade não poderão transitar nos bairros de Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea e São Conrado. Nesses dois últimos bairros, poderão seguir operando as vans que têm autorização para as regiões das favelas da Rocinha e do Vidigal.

A determinação do prefeito Eduardo Paes foi publicada na última quinta-feira, e acontece poucas semanas depois que uma turista americana sofreu um estupro coletivo depois de pegar uma van em Copacabana. O namorado francês dela foi espancado. Logo após o crime, a prefeitura já tinha proibido que as vans e kombis da cidade transitem com películas negras nos vidros, que impedem a visão do interior do veículo.

Segundo o prefeito, o episódio apressou a proibição da circulação em 11 bairros da zona sul, que já seria tomada. O prefeito argumentou que a zona sul não carece de transporte alternativo, por ter uma boa capilaridade nos sistemas de ônibus e metrô. Ainda assim, a prefeitura pediu que as empresas de ônibus reforcem a frota a partir de hoje. Foi solicitado ainda ao Metrô Rio que a Linha 1, que liga a zona sul à Tijuca, na zona norte, tenha sua capacidade de circulação.

De acordo com Paes, o Centro será a próxima região da cidade que terá fortes restrições à circulação de vans. Ainda não há previsão de quando a medida será implementada. "Tirando duas linhas, que estão sendo licitadas e vão ligar basicamente o Vidigal ao Jardim de Alah e a Rocinha ao Jardim de Alah, não haverá mais nenhum lugar na zona sul em que será permitida a circulação de vans. Aliás, no Centro também será assim. São regiões que não precisam de transporte complementar, pois já contam com metrô, ônibus e táxis. O objetivo da van é  ser complementar a uma rede de transporte, devemos colocá-la onde a dificuldade de acesso à rede de transporte é grande, como em alguns sub-bairros das zonas Norte e Oeste", afirmou o prefeito, na semana passada.

Fiscais da secretaria de Transportes estarão em 24 pontos de bloqueio para fiscalizar o cumprimento da medida. Quem for flagrado terá o veículo apreendido, além da aplicação de multas. Cerca de 300 homens atuarão na fiscalização, além de 50 reboques para dar apoio. Segundo a secretaria de Transportes, desde o último dia 11 de março, as fiscalizações da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar já apreenderam mais de 600 veículos em situação irregular em toda cidade, entre vans, kombis, ônibus e carros particulares.

Aproximadamente 6 mil vans e kombis regularizadas circulam pela capital fluminense. Estima-se que haja um mesmo número operando de forma ilegal. O sindicato que contempla os representantes do sistema de transporte alternativo no Rio anunciou que vai contestar a medida da prefeitura na Justiça.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade