PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Trânsito

vc repórter: CET-SP nega acúmulo de água em ciclovias

Balizadores utilizados para ordenar o trânsito em trecho de ciclovia na Vila Prudente estariam acumulando água da chuva

20 mai 2015 - 17h51
(atualizado às 17h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Os balizadores instalados na ciclovia que passa pelas ruas Professor Gustavo Pires de Andrade e Mário Augusto do Carmo, na Vila Prudente, zona leste de São Paulo, têm sido alvo de reclamações por parte de moradores da região. Isto porque as peças, em formato cilíndrico, estariam acumulando água e se tornando um local propício para a criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Moradores temem que peças em formato cilíndrico acumulem a água da chuva
Moradores temem que peças em formato cilíndrico acumulem a água da chuva
Foto: Irineu Trentin Junior / vc repórter

As peças servem para ordenar o trânsito, segregando as faixas de rolamento das vias, e para garantir maior segurança viária na região. “São canos sem qualquer proteção que acumulam a água da chuva”, diz o leitor Irineu Trentin Junior, que fotografou uma das estruturas na tarde da última terça-feira (19).

Siga o vc repórter no Twitter

Procurada pelo Terra, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que os balizadores cilíndricos de plástico são compostos por orifícios que permitem a drenagem da água, que se escoa por meio de uma vazão inferior posicionada no limite da faixa de rolamento.

“Este mecanismo impede que água e outros agentes líquidos fiquem represados, impedindo que se tornem potenciais focos transmissores da dengue”, explicou a companhia em nota.

Balizadores foram instalados na ciclovia que passa pelas ruas Professor Gustavo Pires de Andrade e Mario Augusto do Carmo, na Vila Prudente
Balizadores foram instalados na ciclovia que passa pelas ruas Professor Gustavo Pires de Andrade e Mario Augusto do Carmo, na Vila Prudente
Foto: Irineu Trentin Junior / vc repórter

O trecho da ciclovia no Jardim Avelino foi inaugurado no dia 14 de maio e, com um percurso de 2,1 km de extensão, faz a conexão com os trechos existentes no Jardim Independência e no entorno no Parque Ecológico da Vila Prudente.

Para demarcar a ciclovia, a CET utilizou 119 placas de trânsito indicando “circulação exclusiva de bicicletas” e placas de regulamentação e advertência, além de 780 tachas e tachões.

Epidemia

De acordo com o último balanço divulgado pela prefeitura no dia 7 de maio, a incidência da dengue na capital paulista alcançou o patamar de 340,1 casos por 100 mil habitantes, o que configura, conforme critério da Organização Mundial da Saúde (OMS), situação de epidemia. No período de 4 de janeiro a 25 de abril, 86.178 casos foram notificados e 38.927 foram confirmados. Até agora, oito mortes já foram registradas no município em decorrência da doença.

O leitor Irineu Trentin Junior, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade