PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Trânsito

Após acidentes, atletas terão faixas exclusivas na zona sul do Rio

Elas ficarão nas pistas junto ao canteiro central, das 4h às 5h30 dos dias úteis

1 mai 2013 - 16h12
(atualizado às 16h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ciclistas protestaram na manh&atilde; desta quarta-feira ap&oacute;s atropelamentos no Rio de Janeiro</p>
Ciclistas protestaram na manhã desta quarta-feira após atropelamentos no Rio de Janeiro
Foto: Ale Silva / Futura Press

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), reuniu-se na manhã desta quinta-feira com representantes da Federação de Triathlon do Estado e estabeleceu faixas exclusivas para o treinamento de atletas nas orlas do Leblon e de Ipanema e no Aterro do Flamengo, na zona sul. Elas ficarão nas pistas junto ao canteiro central, das 4h às 5h30 dos dias úteis. As medidas foram tomadas depois de dois atropelamentos contra triatletas nos últimos dois dias. Em um deles, ocorrido ontem, Pedro Nikolay, 31 anos, morreu após ser atingido por um ônibus em Ipanema.

Segundo Paes, no Aterro do Flamengo, a pista ficará entre os retornos localizados no Porcão Rio e no Hotel Glória. Além do balizamento com cones por toda a faixa, operadores de trânsito ficarão nos cruzamentos. As novas faixas devem começar a funcionar em junho. Após a reunião, o prefeito e o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, divulgaram também detalhes de um decreto que será publicado na sexta-feira no Diário Oficial do município e que aumenta o controle da prefeitura sobre motoristas e empresas de ônibus da cidade.

O decreto define um novo sistema de controle da pontuação dos motoristas infratores, com aplicação de punições que podem ir desde a obrigatoriedade de frequentar cursos extras de reciclagem até demissão. Além disso, todos os 18 mil motoristas que atuam no sistema de ônibus da cidade deverão passar por um programa de treinamento e reciclagem, em até um ano. Os consórcios têm até 30 dias para apresentar o planejamento, que será submetido à aprovação da Secretaria municipal de Transportes (SMTR).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade