Rio tem seis universidades entre as melhores do País
O Ministério da Educação divulgou nessa quinta-feira os cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2008. No Rio de Janeiro, 21 cursos de instituições de ensino superior foram analisados. Cinco universidades públicas do Rio ficaram entre as melhores de todo o País e só uma particular teve o mesmo conceito, a PUC-Rio.
Na lista das piores do Rio e do País, figuram cinco instituições públicas e o mesmo número da rede privada, que concentra 74% das notas ruins. O MEC também proibiu o vestibular e reduziu 2,5 mil vagas em 83 cursos de graduação. Outros 357 cursos deixarão de ser abertos em instituições que tiveram mau desempenho em avaliações passadas.
Em todo o País, participaram do Enade quase 400 mil alunos de 7.329 cursos em 30 áreas. Também foram testados 10 cursos tecnológicos. Esta foi a última vez que o Enade avaliou cursos por amostragem de alunos. A partir deste ano, todos os estudantes dos cursos selecionados terão que fazer as provas do MEC.
A avaliação analisa três critérios: nota na prova do Enade, IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC). O CPC considera, além da nota no Enade, a formação dos professores, infraestrutura e projeto pedagógico. O MEC também divulgou a nota por pontos corridos obtida em cada curso, o chamado CPC Contínuo, que é o que permite comparar mais detalhadamente o desempenho de cada um. As instituições têm até dia 18 para pedir que o MEC reavalie o conceito e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador nacional que foi divulgado na última segunda-feira.
Cursos e instituições de ensino superior com baixo desempenho receberão punições, como a suspensão de vestibulares e processos de ingresso, redução de vagas e arquivamento de processos de autorização. A decisão atinge cerca de 450 cursos no país. No Rio, foi suspenso o vestibular da Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense, que obteve nota inferior a 3 em 2007 e 2008. Elas terão até julho de 2010 para se regularizar.
Confira as 22 melhores do RJ:
Arquitetura
PUC-RJ (4ª do País)
Biologia
UFRJ (8ª)
Ciências Sociais
PUC-RJ (3ª do País)
Física
UFF ( 5ª do País)
Filosofia
PUC-RJ (4ª do País)
Geografia
PUC-RJ (14ª)
História
UFRJ (2ª do país) PUC-RJ (3ª)
Pedagogia
PUC-RJ (1ª do país) e Uenf (3ª)
Engenheria Civil
PUC-RJ (1ª) e IME (2ª)
Engenheria Química
IME (1º), PUC (3º), UFRJ (5º)
Engenharia Industrial
IME (3ª)
Engenharia Ambiental
PUC-RJ (1ª), UFRJ (3ª e 4ª)
Engenharia Agrícola
UFF (3ª)
Engenharia de Computação
IME (2ª), UFRJ (4ª)
Engenharia de Materiais
IME (1ª)
Engenharia de Produção
UFRJ (1ª)
Informáica
IME (3ª) E UERJ (5ª)
Letra
PUC-RJ (10º)
Matemática
UFRJ (4ª)
Quimíca
UFRJ (5º)
Téc. Des. De Sistemas
UFF (1ª)
Técnica de Produção Industrial
CEFET- Química/Nilopolis (2º)