PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Quem é Jorge Seif, apelidado de '06' por Bolsonaro e alvo de processo de cassação por abuso de poder econômico nas eleições

Parlamentar eleito por Santa Catarina é acusado de usar estrutura material e pessoal da Havan, do empresário Luciano Hang

30 abr 2024 - 11h03
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma na terça-feira o julgamento que pode levar à cassação do senador Jorge Seif (PL-SC) por abuso de poder econômico
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma na terça-feira o julgamento que pode levar à cassação do senador Jorge Seif (PL-SC) por abuso de poder econômico
Foto: WILTON JUNIOR/Estadão / Estadão

O julgamento que pode resultar na cassação do senador Jorge Seif (PL-SC) por abuso de poder econômico será retomado nesta terça-feira, 30, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora tenha sido absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), houve recurso.

O parlamentar, de 46 anos, foi eleito senador em 2022 com 1.484.110 votos. Ele é muito próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ponto de ser apelidado por Bolsonaro de "06", em referência aos cinco filhos biológicos do ex-mandatário.

Durante a campanha de 2022, Bolsonaro se envolveu ativamente na campanha eleitoral do atual senador, que ocupou o cargo de secretário de Aquicultura e Pesca do governo federal durante o mandato do ex-presidente.

Em 8 de março de 2023, Seif nomeou Jair Renan Valle Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, como Auxiliar Parlamentar Pleno em seu gabinete no Senado. Renan foi designado para exercer suas funções em Balneário Camboriú, situado no Norte de Santa Catarina.

Seif é natural do Rio de Janeiro, mas mora em Itajaí, no Norte catarinense, desde 1999. Ele é casado com Catiane Seif, que atualmente ocupa o cargo de secretária de Estado Adjunta do Turismo de Santa Catarina.

Além de parlamentar, ele é empresário e acumula mais de 40 anos de experiência como produtor rural, especialmente na área de pesca e logística de pescados.

Julgamento no TSE

Seif enfrenta acusações de ter sido favorecido pelo apoio dos empresários Luciano Hang, da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da cidade de São João Batista durante a eleição de 2022.

Na ação, a coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil) alega que o senador, os seus dois suplentes ao Senado, Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi,  Luciano Hang, e Almir Manoel Atanazio dos Santos, cometeram três ilícitos eleitorais que configurariam abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Os ilícitos teriam sido praticados para dar suporte e favorecer indevidamente a candidatura de Jorge Seif ao Senado. Todos os envolvidos negam as irregularidades.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade