Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Presidente nacional do PSOL tem visto para os Estado Unidos cancelado pelo governo Trump

A presidente nacional do PSOL, Paula Coradi, anunciou que teve seu visto para os Estados Unidos cancelado pelo governo de Donald Trump.

27 set 2025 - 10h19
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente nacional do PSOL, Paula Coradi, anunciou que teve seu visto para os Estados Unidos cancelado pelo governo de Donald Trump. A decisão foi comunicada nesta semana pelo consulado norte-americano em São Paulo, após uma série de trocas de e-mails.

Presidente nacional do PSOL tem visto para os Estado Unidos cancelado pelo governo Trump.
Presidente nacional do PSOL tem visto para os Estado Unidos cancelado pelo governo Trump.
Foto: Foto 1: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados; Foto 2: Reprodução/Casa Branca / Portal de Prefeitura

Segundo informou a representação diplomática, a negativa se baseou em "informações obtidas" que teriam tornado Coradi inelegível para entrar no país. O consulado deu um prazo de três dias úteis para que ela apresentasse explicações formais.

No entanto, a defesa enviada pela dirigente foi rejeitada e o cancelamento foi confirmado, sem possibilidade de recurso.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Paula Coradi declarou que não possui antecedentes criminais nem qualquer envolvimento em atividades ilícitas. Para ela, a medida não pode ser compreendida fora do campo político.

"É um motivo político, não tem outro além desse. Não é um ataque pessoal, mas um ataque ao PSOL pelo nosso comprometimento com a soberania", afirmou.

A dirigente destacou ainda que a decisão, tomada pouco tempo depois de sua participação em uma convenção socialista, reforça a percepção de perseguição a movimentos de esquerda.

O visto de Coradi havia sido concedido em 2018, com validade de dez anos. No entanto, após perder o passaporte original, ela precisou solicitar um novo documento. Com ele, conseguiu viajar em agosto deste ano para participar de uma convenção socialista realizada em Chicago, que reuniu lideranças progressistas de diferentes países.

Um mês depois da viagem, recebeu a notificação de que seu visto havia sido revogado. O comunicado enviado pelo consulado americano não detalhava quais informações levaram à decisão, apenas confirmava que a solicitação de revisão seria recusada.

Com a revogação, Paula Coradi está impedida de entrar em território norte-americano. Caso deseje retomar viagens ao país, precisará iniciar todo o processo de solicitação de visto novamente, o que inclui entrevistas, apresentação de documentos e pagamento de taxas. O consulado deixou claro que não irá reconsiderar o caso.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade