Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Paulo Renato foi um dos fundadores do PSDB e gerente do BID

26 jun 2011 - 02h55
(atualizado às 08h32)
Compartilhar

Ex-ministro da Educação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato Costa Souza foi um dos fundadores do PSDB em 1988. Dentre as suas maiores realizações à frente do MEC, está a criação do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Paulo Renato ocupou muitos cargos públicos no Brasil e no exterior, incluindo o de gerente de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.

Ex-ministro Paulo Renato Souza morre em São Paulo

Mais recentemente, o ex-tucano - que havia sido eleito deputado federal em 2006 - se licenciou do cargo em 2009 para assumir a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo durante o governo do amigo José Serra. Paulo Renato já havia sido secretário da Educação do Estado (1984-86) no governo Franco Montoro e reitor da Universidade Estadual de Campinas (1987-91) durante o governo Orestes Quércia.

Formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Renato obteve o seu mestrado na Universidade do Chile e o doutorado na Unicamp - na qual também tornou-se professor.

Gaúcho de Porto Alegre, o ex-ministro morreu em São Roque (SP) onde passava o feriado de Corpus Christi. Paulo Renato completaria 66 anos e deve ser velado na Assembleia Legislativa na capital paulista.

Afastado das atividades políticas

Em nota, o jornalista e um dos fundadores do PSDB Raul Christiano, que tralhou com Paulo Renato no MEC, afirmou que o ex-ministro havia dito ter se afastado das atividades políticas. "Nos últimos tempos, Paulo Renato havia se afastado das atividades governamentais e partidárias", afirma.

"Ele disse que radicalizaria na sua dedicação às consultorias privadas e me pediu para dizer que não militaria mais no partido, nada especificamente contra o PSDB, mas porque já não acreditava tanto que era possível realizar mudanças somente pelo caminho da política, dos partidos, do parlamento", destaca.

Paulo Renato durante uma cerimônia de entrega de veículos escolares em dezembro de 2009
Paulo Renato durante uma cerimônia de entrega de veículos escolares em dezembro de 2009
Foto: Leandro Bastos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra