Paulo Renato foi um dos fundadores do PSDB e gerente do BID
Ex-ministro da Educação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato Costa Souza foi um dos fundadores do PSDB em 1988. Dentre as suas maiores realizações à frente do MEC, está a criação do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Paulo Renato ocupou muitos cargos públicos no Brasil e no exterior, incluindo o de gerente de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.
Ex-ministro Paulo Renato Souza morre em São Paulo
Mais recentemente, o ex-tucano - que havia sido eleito deputado federal em 2006 - se licenciou do cargo em 2009 para assumir a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo durante o governo do amigo José Serra. Paulo Renato já havia sido secretário da Educação do Estado (1984-86) no governo Franco Montoro e reitor da Universidade Estadual de Campinas (1987-91) durante o governo Orestes Quércia.
Formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Renato obteve o seu mestrado na Universidade do Chile e o doutorado na Unicamp - na qual também tornou-se professor.
Gaúcho de Porto Alegre, o ex-ministro morreu em São Roque (SP) onde passava o feriado de Corpus Christi. Paulo Renato completaria 66 anos e deve ser velado na Assembleia Legislativa na capital paulista.
Afastado das atividades políticas
Em nota, o jornalista e um dos fundadores do PSDB Raul Christiano, que tralhou com Paulo Renato no MEC, afirmou que o ex-ministro havia dito ter se afastado das atividades políticas. "Nos últimos tempos, Paulo Renato havia se afastado das atividades governamentais e partidárias", afirma.
"Ele disse que radicalizaria na sua dedicação às consultorias privadas e me pediu para dizer que não militaria mais no partido, nada especificamente contra o PSDB, mas porque já não acreditava tanto que era possível realizar mudanças somente pelo caminho da política, dos partidos, do parlamento", destaca.