Fux pede para trocar de Turma e substituir lugar de Barroso no STF; veja ofício
Luiz Fux enviou o pedido em ofício a Edson Fachin nesta terça-feira, 21, mesmo dia em que a Corte julga o núcleo 4 da trama golpista
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, pediu ao presidente da Corte, Edson Fachin, para trocar de Turma. O ofício foi protocolado nesta terça-feira, 21, mesmo dia em que a Primeira Turma, a qual Fux faz parte, julga o núcleo 4 da trama golpista.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No documento, que o Terra teve acesso, Fux indica seu interesse em compor a Segunda Turma, visto que será aberta uma vaga com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, anunciada no último dia 9.
No momento, integram a Primeira Turma, além de Fux: Ministro Cristiano Zanin (presidente), Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Nos últimos julgamentos, Fux tem demonstrado uma posição contrária a de seus colegas da Corte.
Já a Segunda Turma é composta pelo ministro Gilmar Mendes (presidente), Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça, sendo os dois últimos os integrantes do Supremo que foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Veja o documento na íntegra:
