Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Exército faz texto sobre respeito aos animais, mas não anuncia punição a militar que chutou bicho

A Força ainda não informou se afastou das funções militar que agrediu um pequeno animal em um quartel no Rio de Janeiro

3 out 2023 - 20h23
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - Após a repercussão de um vídeo onde um militar chuta um filhote de animal em um quartel no Rio de Janeiro, o Exército Brasileiro divulga na noite desta terça-feira, 3, um texto para ressaltar a ligação da Força com bichos. "Mais do que amigos, (são) companheiros de missão", diz o artigo produzido pela Força em meio às cobranças públicas de punição ao militar que agrediu o animal.

Militar chutou filhote de gambá em quartel no Rio
Militar chutou filhote de gambá em quartel no Rio
Foto: Reprodução/Twitter / Estadão

Apesar do amor declarado na postagem, o Exército ainda não anunciou uma punição contra o membro que agrediu o bicho.

O caso de maus-tratos aconteceu no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, localizado em Bonsucesso, na Zona Norte da capital fluminense. Incentivado por colegas, um militar chutou o animal que voou para longe, arrancando risadas do grupo. Após o vídeo viralizar, o Exército afirmou nesta segunda, 2, que abriu um procedimento administrativo contra o agressor, porém ainda não anunciou a punição que será dada aos envolvidos.

"O Exército Brasileiro não compactua com nenhum tipo de violência a animais de qualquer espécie. Ao tomar conhecimento do fato, após a análise das imagens, iniciou-se a devida apuração, por meio de procedimento administrativo", afirmou a Força pelas redes sociais nesta segunda-feira, 2.

Nesta terça, 3, no X (ex-Twitter) o Exército postou a imagem de um soldado abraçado com uma onça. Abaixo da imagem há um link para o site da Força onde está publicado um longo texto para falar da importância dos animais para os militares.

Junto ao texto, foram publicadas fotos de oficiais e soldados ao lado de cavalos, onças e cachorros. Não há referência ao caso da agressão no Rio de Janeiro. Em outro trecho, os militares citam que uma das suas missões é a "preservação ambiental".

"A força da relação entre militares e animais também integra as fundações do Exército Brasileiro. Na Instituição, alguns bichos são mais do que amigos dos seres humanos: são companheiros, integrantes da Força Terrestre e elementos fundamentais para a defesa do Brasil. Outros animais são foco de uma outra grande missão do Exército: a preservação ambiental", diz o texto do Exército publicado nesta terça.

Ibama quer nome do militar que chutou animal

De acordo com biólogos ouvidos pela reportagem, o animal ferido no quartel se assemelha a um filhote de gambá. A espécie é comum na Mata Atlântica e é considerado frágil pelos especialistas. De acordo com o artigo nº 32 da Lei de Crimes Ambientais, ferir animais silvestres é passível de pena de três meses a um ano de detenção. Levá-los à morte pode resultar em um aumento da punição.

Nesta terça-feira, 3, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificou o Exército a informar o nome do militar e as circunstâncias em que ele aparece fardado chutando o bicho.

Na Câmara de Vereadores do Rio, o vereador Luiz Ramos Filho (PMN-RJ) apresentou, nesta segunda, um pedido para que o Departamento de Cultura e Ensino do Exército (DecEx) apurasse e punisse o militar de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. No ofício, o parlamentar também solicitou uma garantia do Exército para que "esse tipo de atitude seja coibida de forma severa e não venha a se repetir".

Texto publicado no site do Exército falando do respeito dos militares aos animais
Texto publicado no site do Exército falando do respeito dos militares aos animais
Foto: Reprodução / Estadão / Estadão
Antes da postagem do Exército, vídeo onde militar aparece chutando pequeno animal em quartel viralizou nas redes
Antes da postagem do Exército, vídeo onde militar aparece chutando pequeno animal em quartel viralizou nas redes
Foto: Reprodução/Twitter / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade